A importância do e-mail corporativo para assistentes virtuais

Publicado em: 25/06/2019

Desde quando criou o curso Como Ser Assistente Virtual, Camile Just sempre bateu muito nessa tecla:

“Providenciem um e-mail corporativo, pois ele dá mais credibilidade ao negócio de vocês!”

Não é a toa que esse assunto faz parte de um dos módulos do curso, pois trata-se de um passo importantíssimo na metodologia de quem deseja ser um ou uma assistente virtual.

Isso é bem simples de explicar. Digamos que você decide empreender, seja como assistente virtual ou não, abre sua empresa e quando o cliente solicita um orçamento, proposta ou mesmo um simples cartão de visita, você responde com um e-mail do tipo fulano1981@hotmail.com… Se você fosse o cliente, como se sentiria?

Nem precisa de muita pesquisa para confirmar essa constatação. Empresas e prestadores de serviço que oferecem um canal de comunicação formal, como o e-mail corporativo, por exemplo, transmitem muito mais confiança e credibilidade, mesmo para quem está iniciando o seu empreendimento.

Muitas pessoas no início não estão preparadas financeiramente para investir num e-mail corporativo. Porém, se você for fazer uma lista de prioridades para abrir o teu negócio, saiba que o investimento em um e-mail corporativo está em primeiro lugar. E quando falamos nisso, não estamos dizendo para gastar com site ou algo do tipo. E-mail corporativo é uma coisa e site é outra, embora ambos tenham ligação.

O que é um e-mail corporativo?

E-mail corporativo é aquele que leva o nome da empresa após o @, por exemplo: contato@comoserassistentevirtual.com.br. 

Como criar o e-mail corporativo?

Criar um e-mail corporativo é bem simples, mas precisa de um pequeno investimento em dinheiro para comprar o domínio da empresa, bem como a hospedagem. No curso Como Ser Assistente Virtual, tem um módulo com um vídeo só sobre e-mail corporativo. Nele, Camile explica o passo a passo para os alunos criarem seus e-mails, sem a necessidade de ter um site.

Também é importante que o e-mail corporativo seja criado, quando você já tiver o nome da empresa definido, pois envolve a compra de domínio, registro, hospedagem e afins. Por isso, recomendamos que inicie com seu próprio nome, cumpra todos os passos iniciais do curso (autoconhecimento, proposta de valor, texto de apresentação, definição de nichos e habilidades)… De nada adianta querer escolher qualquer nome, criar o site, redes sociais, comprar domínio e depois ver que não é nada daquilo que imaginava. Ou então, passar um bom tempo sem clientes e não ter dinheiro para arcar com todos esses custos.

É por este motivo que Camile sempre reforça:

“Mais importante do que ter site e redes sociais, é ter clientes!”

O site é mais indicado para quando já está atendendo e para conseguir acumular os famosos “cases de sucesso”. Eles serão o conteúdo que vai alimentar o site. Já o e-mail corporativo vem antes do site, para que a comunicação com clientes e futuros clientes, tenha mais sucesso.

Explicada a importância e o que é o e-mail corporativo, vamos para o passo a passo de como criá-lo:

1. Defina o nome da sua empresa

Essa é uma tarefa muito difícil no começo, pois surgem muitas ideias e dúvidas ao mesmo tempo. Por isso é tão importante, prototipar bastante, obter a opinião das pessoas e testar seus serviços, para que o nome da empresa brote naturalmente e esteja de acordo com os valores e com o que tem a oferecer para os clientes.

No curso Como Ser Assistente Virtual, existem ferramentas para ajudar também na escolha do nome da empresa.

2. Faça uma pesquisa do nome escolhido

Existem muitos nomes óbvios e diretos que remetem à Assistência Virtual, os quais já estão sendo utilizados por algumas empresas, inclusive em outras áreas como Contabilidade ou outro tipo de assessoria. Uma sugestão é utilizar o próprio nome e sobrenome, juntamente com a prestação de serviços para que não haja cópias. Um exemplo: Camile Just Assistência Virtual.

3. Compre um domínio

Após escolher o nome e ver que ele está disponível para utilização, é hora de comprar um domínio. O que será isso? Domínio é como se fosse o seu endereço na internet. Lembrando: não é site, é apenas o endereço. Mesmo que ainda não tenha o site, é preciso comprar o seu nome.

Recomenda-se comprar o domínio pelo Registro.br, mas outros provedores como GoDaddy, UOL e Terra, também comercializam e realizam a pesquisa de disponibilidade de domínio. A média de valor é de R$ 40,00 a R$ 49,00 e o pagamento pode ser feito por boleto ou cartão.

Cuidado apenas com promoções de domínio muito baratas! Muitas delas não especificam claramente o preço da renovação do plano.

4. Procure um provedor de e-mail

Depois de fazer o pagamento e receber as informações do domínio, é necessário procurar um provedor de e-mail. Caso opte por já vá fazer o site, também será necessário comprar uma hospedagem. A maioria dos provedores vendem a hospedagem com domínio incluso. O Hostgator e o UOL são alguns deles, pois são provedores que vendem tanto a hospedagem de site, como de e-mail corporativo.

Para contratar a hospedagem é necessário pagar um valor anual. Esse varia entre R$ 180,00 a R$ 200,00, dependendo do pacote escolhido. No início, esse investimento pode ser pesado, por isso a recomendação é que o domínio seja comprado pelo Registro.br. O e-mail corporativo pode ser comprado separadamente nos provedores, com valores mais acessíveis.

Vale a pena conferir!

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