Assistência Virtual: O que é, como surgiu, quais as áreas e tendências de mercado?

Publicado em: 20/04/2020
Categoria: Como começar | Geral
O que é Assistência Virtual

Dizem que a Assistência Virtual é a profissão do futuro, mas trata-se de uma realidade cada vez mais presente no mercado profissional. Ser Assistente Virtual é muito mais do que trabalhar por conta própria. É ter a oportunidade de criar o seu próprio trabalho, tornando possível o sonho da autonomia profissional e de tomar as rédeas da sua carreira.

O Assistente Virtual é o profissional liberal que trabalha de forma remota, seja de sua própria residência ou de um coworking. Utilizando de suas próprias ferramentas de trabalho, este profissional tem como benefício a flexibilidade de horários, bem como a tranquilidade de trabalhar com o que mais gosta.

Para quem tem dúvidas das áreas nas quais um assistente virtual pode atuar, saiba que essas são muito amplas e tendem a crescer cada dia mais. Inicialmente, pensava-se que um assistente virtual pudesse trabalhar apenas nas áreas administrativa, financeira, comercial e secretariado. Com o aumento da demanda por serviços digitais, surgiram novas áreas, como por exemplo: Comunicação, RH, Marketing Digital, Mídias Sociais, Atendimento ao Cliente e muito mais!

A tendência é a de que essas áreas aumentem ainda mais, pois o perfil dos clientes que necessitam desses serviços, também está mudando. São microempreendedores, pequenas e médias empresas, profissionais liberais, startups, youtubers, blogueiros e por aí vai…

Existem diversos tipos de clientes no mercado digital e, para cada um desses clientes, com certeza haverá um profissional disposto a ajudar com suas habilidades. Por isso, se você quer fazer parte da nova modalidade profissional que vem tomando conta do mercado brasileiro, conheça o curso que está ajudando as pessoas a empreender e trabalhar de forma remota.

O que é Assistência Virtual?

Quando se fala em Assistência Virtual, é comum haver confusão entre as funções exercidas e os modelos de contratação. Além disso, o termo pode ser confundido com outros bem semelhantes. É o caso do assistente digital, que não é uma profissão e sim uma tecnologia para realizar atividades de maneira automatizada, ou seja, através de robôs.

Apesar de trabalhar de forma remota, a Assistência Virtual não dispensa o fator humano. Muito pelo contrário, o profissional é a peça fundamental no processo, uma vez que ele mesmo é a sua própria empresa. Esse aspecto fica bem evidente, principalmente no momento de prospectar clientes, em que o Assistente Virtual é orientado a ouvir as necessidades deles, antes mesmo de oferecer os seus serviços.

Os assistentes virtuais são profissionais altamente capacitados e especializados em determinadas atividades. Por isso, são capazes de entregar os melhores resultados para seus clientes, sem a necessidade de supervisão constante de gestores.

O mercado de assistentes virtuais é uma realidade que proporciona milhares de oportunidades em diversos setores. E a tendência é de aumentar ainda mais a gama de serviços, pois ajuda os clientes otimizando processos e trazendo resultados.

Como surgiu a profissão?

O termo foi criado na década de 1990, como a habilidade de trabalhar remotamente, em virtude principalmente das inovações tecnológicas que permitem esse modo de trabalho, como a internet de alta velocidade, o compartilhamento de arquivos em nuvem, entre outros. Dessa forma, os assistentes virtuais são procurados especialmente por empresas que precisam de profissionais atualizados e dinâmicos, mas que não podem ou não querem contratar um funcionário permanente para a equipe.

Uma pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de consultoria em recrutamento, apontou que o Brasil é o terceiro país que mais cresce em relação ao trabalho remoto. Pequenas e médias empresas, ou mesmo startups e empresas mais robustas, buscam esses profissionais para realizarem as mais diversas tarefas de suporte virtual, desde o gerenciamento de redes sociais, planilhas, orçamentos e pagamentos até a gestão de pessoas, compras, fornecedores, entre outros.

Com o trabalho remoto, tanto o assistente virtual quanto o empregador conseguem ter mais controle sobre demandas e entregas, gerenciando de maneira mais inteligente o rendimento e o êxito das tarefas. No Brasil este cenário tem se expandido nos últimos anos principalmente em decorrência da crise econômica, que transformou as relações de trabalho e emprego.

Muitas empresas reduziram suas folhas de pagamento, mas continuam precisando de serviços e profissionais especializados. Com a contratação de assistente remotos, conseguiram manter a produtividade e reduzir custos com encargos trabalhistas e escritórios. Além disso, o Brasil está vivendo um boom de empreendedorismo. São muitas pessoas deixando o mercado de trabalho tradicional e abrindo seus negócios. Todas elas precisam de apoio administrativo e de outros tipos.

Além das pequenas e médias empresas, empreendedores individuais, os profissionais liberais como arquitetos, médicos, blogueiros e “Youtubers” também precisam de apoio para o seu trabalho e sua vida pessoal.

Quais são as áreas de atuação dos assistentes virtuais?

As áreas de atuação dos assistentes virtuais são muito amplas e crescem cada vez mais. Elas vão desde as mais básicas como Administração, Finanças, Comercial e Secretariado, até as mais novas como Comunicação, Marketing Digital, RH, Atendimento ao Cliente, entre outras.

Em Administração e Finanças, por exemplo, as atividades mais prestadas pelos assistentes virtuais são:

  • Produção de relatórios e planilhas;
  • Controle financeiro;
  • Fluxo de caixa;
  • Contas a pagar e receber;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Gestão de e-mails;
  • Transcrição, produção e revisão de textos.

Para quem atua na área comercial, poderá realizar atividades como:

  • Prospecção e gestão de clientes e fornecedores;
  • Relacionamento pós-venda;
  • Planejamento de ações com clientes.

Os serviços de um assistente virtual também podem estar relacionados aos de um assistente pessoal. Alguns exemplos das atividades prestadas nessa área são:

  • Solicitações de orçamentos;
  • Emissão de passagens;
  • Reserva em hotéis;
  • Agendamentos e marcação de compromissos;
  • Contratação de serviços domésticos como jardinagem e limpeza;
  • Contratação ou cancelamento de serviços de telefonia e outros.

Serviços de banco e de cartório também entram no escopo dos assistentes virtuais. Essas tarefas mais burocráticas que tomam o tempo das pessoas, podem ser delegadas a este profissional.

A atuação dos assistentes virtuais no ramo da Comunicação, Marketing Digital e Mídias Sociais, é cada vez mais presente. Nessas áreas as atividades realizadas são:

  • Gestão de e-mails e contatos;
  • Programação das Postagens em blogs e mídias sociais;
  • Assessoria completa aos blogueiros, “youtubers” e comunicadores digitais.

Outras áreas como Recursos Humanos e Atendimento ao Cliente estão cada vez mais em alta no mercado remoto. Falamos sobre essas novas tendências no post Assistente Virtual: 5 tendências 2019. Entre lá para conferir!

Como funciona a rotina de trabalho do assistente virtual?

O assistente virtual executa tarefas relacionadas a processos operacionais, administrativos e financeiros, com base nas suas competências e habilidades. Com contratos de trabalhos flexíveis, o trabalho é realizado remotamente, sem precisar estar presente na rotina do escritório.

Como é feita a contratação do assistente virtual?

O assistente virtual é enquadrado como MEI – Micro Empreendedor Individual. Explicamos mais sobre isso no post “Tudo sobre o MEI”. Normalmente é feita uma proposta e/ou contrato de prestação de serviço, onde constam as atividades que serão desenvolvidas, valores, frequência de pagamentos e os resultados esperados.

Aqui no blog você encontra muitas outras informações sobre Assistência Virtual, bem como nos vídeos no canal da Camile no YouTube e também na página do curso Como Ser Assistente Virtual.

Esperamos que tenham gostado das informações e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, envie um e-mail para contato@comoserassistentevirtual.com.br.

Até a próxima!

Publicações Relacionadas

Siga a tendência do mercado e saiba como se tornar assistente virtual

Siga a tendência do mercado e saiba como se tornar assistente virtual

Dados do mercado freelancer no Brasil mostram que essa modalidade de trabalho veio a se tornar uma alternativa cada vez mais procurada por profissionais que querem aumentar a renda, desfrutar de horários flexíveis ou desenvolver um plano B para a carreira. Saiba como se tornar Assistente Virtual e crescer junto com essa tendência.

ler mais

54 Comentários

  1. Queite Fortes

    Quero mais informação sobre a atuação de assistente virtual

    Responder
    • Heloisa Sanfelice

      Olá, Queite! Que bom que se interessou pela profissão! É uma área em crescimento e já vem sendo apontada como uma das principais tendências do mercado de trabalho para a década de 2020…
      Além de todo o conteúdo que você encontrou aqui no blog, e dos vídeos que a Camile Just disponibiliza no canal dela no Youtube sobre a profissão, você pode baixar o Ebook GRATUITO “Habilidade e o Mercado de Assistência Virtual”: https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/
      😉

      Responder
      • Josiane souza

        Bom dia,
        Tenho interesse em aprofundar nesse assunto. Sou da área administrativa e financeira.
        E também como contratar um assistente virtual, tem algum portal específico?

        Responder
        • Camile Just

          Oi, Josiane!
          Não ficou muito claro se você gostaria de atuar como Assistente Virtual ou se quer contratar uma…Mas vou deixar respostas para os 2 casos aqui, ok?!
          Para atuar como AV, em primeiro lugar você precisa mapear suas experiências habilidades e talentos e em seguida determinar os serviços que gostaria de prestar. Além disso, é importante que você tenha acesso aos recursos mínimos como internet, um computador e telefone.
          A partir dos serviços que decidir prestar e dos nichos que gostaria de atender, você pode prospectar seus clientes diretamente, ou se cadastrar em plataformas de trabalho remoto – existem várias no mercado, incluindo a Just Virtual Real que é específica para contratação de AVs: https://www.justvirtualreal.com.br/

          Responder
    • Maria Teresa

      Gostaria de saber o valor do curso

      Responder
      • Heloisa Sanfelice

        Olá, Maria Teresa!
        Para conhecer tudo sobre este curso, acesse: https://curso.comoserassistentevirtual.com.br/
        Abriremos uma nova turma do curso em breve, se inscreva para receber o aviso assim que estiver aberto!
        E se quiser começar já, você pode também começar pelo curso Express, que é parte de MUITOS conteúdos gravados e AO VIVO que tem no Clube Sou AV: https://clubesouav.com.br/

        Responder
    • Andrea Lins

      Olá gostaria de saber custo, se curso tem certificado, se tem vídeo aula.

      Responder
      • Camile Just

        Oi, Andrea!
        Para mais informações sobre o curso, acesse: https://curso.comoserassistentevirtual.com.br/
        Todas as informações estão lá!
        As aulas são gravadas, mas também tem AULAS AO VIVO!
        Sobre o certificado: Sim, ao final do curso o aluno vai poder emitir o certificado digital de conclusão. Nosso certificado está em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Para obter o certificado é preciso assistir à todas as aulas obrigatórias do curso e responder a um questionário.

        Responder
    • Raphaella Funari

      Quero saber mais sobre ser Assistente Virtual e como fazer para ser uma?

      Responder
      • Camile Just

        Oi, Raphaella!! Tudo bem?
        Em primeiro lugar você precisa mapear suas experiências habilidades e talentos e em seguida determinar os serviços que gostaria de prestar.
        Além disso, é importante que você tenha acesso aos recursos mínimos como internet, um computador e telefone.
        No YouTube, no Instagram e no Linkedin dou muitas dicas para quem está começando. Você pode começar fazendo uma imersão nesses canais. 😉
        E também baixar nosso ebook pra saber mais sobre o mercado! https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/
        Até logo!

        Responder
    • Marisa

      Gostaria de mais informações

      Responder
      • Camile Just

        Olá, Marisa! Que bom que se interessou!
        A Assistência Virtual é uma forma de prestação de serviços totalmente alinhadas com bem estar e qualidade de vida.
        Em resumo a assistência virtual é a prestação de serviços administrativos, financeiros, comerciais, de secretariado e marketing de forma autônoma e remota.
        Além disso, te possibilita usar suas experiências e habilidades para ter uma nova perspectiva na carreira, é ter a oportunidade de criar o seu próprio trabalho, tornando possível o sonho da autonomia profissional e de tomar as rédeas da sua carreira.
        Para se tornar uma assistente virtual basta ter os recursos mínimos: internet, um computador e telefone. Você vai usar suas próprias habilidades e experiências para elaborar os serviços e ajudar os seus clientes!
        Para saber mais leia esse artigo https://www.comoserassistentevirtual.com.br/siga-a-tendencia-do-mercado-e-saiba-como-se-tornar-uma-assistente-virtual/ ou baixe nosso ebook grátis > https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/

        Responder
      • Valdirene

        Boa noite, gostaria de saber se quem trabalha com carteira assinada pode também trabalhar com Assistente virtual.

        Responder
        • Camile Just

          Olá, Valdirene!
          Sim, quem trabalha no regine CLT também pode usar seu tempo livre para atuar como assistente virtual! Muitas pessoas levam esta função como uma renda extra, outras começam levando as duas funções em paralelo até atingirem um bom faturamento para se dedicarem exclusivamente à Assistência Virtual!
          Veja essa entrevista que fiz com uma aluna que fez a transição de CLT para AV e conta como foi: https://www.youtube.com/watch?v=m3rTECBFLvo&t=215s

          Responder
    • Marilene Guimarães

      Gostaria de ter maiores explicações.

      Responder
      • Camile Just

        Oi, Marilene!
        Que bom que quer conhecer mais!
        Bom, a Assistência Virtual é uma forma de prestação de serviços totalmente alinhadas com bem estar e qualidade de vida.
        Em resumo, é a prestação de serviços administrativos, financeiros, comerciais, de secretariado e marketing de forma autônoma e remota.
        Para atuar nessa área, você pode usar suas experiências e habilidades para ter uma nova perspectiva na carreira, é ter a oportunidade de criar o seu próprio trabalho, tornando possível o sonho da autonomia profissional e de tomar as rédeas da sua carreira.
        Para se tornar uma assistente virtual basta ter os recursos mínimos: internet, um computador e telefone. Pra saber mais baixe nosso ebook https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/

        Responder
    • Paula Cristina

      Gostaria de informações para assistente pessoal.

      Responder
      • Camile Just

        Oi, Paula!
        A assistência pessoal é um dos ramos que pode seguir nesta área da assistência virtual!
        Inclusive, um dos meus primeiros clientes era como assistente pessoal, como relatei no meu ebook “O Mercado e as Habilidades para ser Assistente Virtual”. Baixe grátis aqui para ler mais sobre essa área: https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/
        Se quiser ainda mais informações, te convido a acessar meu canal do Youtube, onde tem mais de 100 vídeos sobre a área, com convidados, com alunas e ex-alunas… Muitos relatos práticos de como funciona este trabalho!
        Para conhecer, você pode acessar aqui: https://www.youtube.com/channel/UC0zQXmo46_WEj9Qe_qyyqMA

        Responder
  2. vanuza carradore

    Como faco para ser um assistente virtual ?

    Responder
    • Heloisa Sanfelice

      Olá, Vanusa! Que bom que se interessou pela profissão! É uma área em crescimento e já vem sendo apontada como uma das principais tendências do mercado de trabalho para a década de 2020…
      Respondendo a tua pergunta, além do conteúdo que você encontrou aqui no blog, e dos vídeos que a Camile Just disponibiliza no canal dela no Youtube, também temos vários materiais online que te ajudam a começar:
      Ebook grátis: https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/
      Curso Completo: https://curso.comoserassistentevirtual.com.br/ Inscreva-se para receber as informações sobre a próxima turma que abrirá em breve!
      Curso Express: https://express.comoserassistentevirtual.com.br/ Está com inscrições abertas – e se começar com esse, você vai ter benefícios para entrar para o completo 😉

      Responder
    • Renata

      Adorei as dicas! Mas gostaria de saber por onde começar. Qual o primeiro curso a fazer….

      Responder
      • Heloisa Sanfelice

        Olá, Renata! Que bom que gostou!!
        Tem muitos vídeos no canal da Camile Just no Youtube em que ela fala sobre o começo da carreira. Recomendamos que comece por esse, em que ela conta sobre a história dela: https://www.youtube.com/watch?v=tbA3nHKqJBs&t=2s
        E também tem esse Ebook Gratuito que você pode baixar para conhecer melhor o mercado e a profissão: https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/
        Se tiver outras dúvidas, manda para o camile@comoserassistentevirtual.com.br que nossa equipe te ajuda!

        Responder
      • Deise Aparecida Figueiredo gratidão

        Boa tarde!
        E um curso? Qual valor? Duração?
        Vocês fazem colocação no mercado de trabalho. Como funciona?
        Aguardo maiores informações.

        Responder
        • Camile Just

          Olá, Deise!
          Vamos lá, tenho muitas soluções para ensinar a ser assistente virtual.
          Tenho o curso completo, que é um passo-a-passo para começar na profissão: https://curso.comoserassistentevirtual.com.br/
          E também criei uma comunidade que é o Clube Sou AV – onde você pode acessar um curso básico, outras aulas do meu acervo, participar de encontros com outros AVs e, ainda das sessões de mentoria quinzenais: https://www.clubesouav.com.br/

          Mas, se ANTES de investir em qualquer dessas soluções você quiser me conhecer melhor, entender mais sobre o mercado, e ver os depoimentos de assistentes formadas por mim, recomendo acessar meus materiais GRATUITOS:
          Ebook Habilidades para ser Assistente Virtual: https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/
          Canal Camile Just no Youtube: https://www.youtube.com/c/camilejust/
          Beleza? 🙂

          Responder
    • Viviane Falcão Vieira

      Gostaria de saber valor ?
      Estou forma de pagamento?

      Responder
      • Camile Just

        Olá, Viviane!
        Temos duas formas pra te ajudar a começar na Assistência Virtual: os Cursos e o Clube.
        CURSOS:
        O curso completo é o método estruturado criado para a Camile para que possamos criar o nosso negócio e empreender. Tem começo, meio e fim. Tem certificado. Tem aulas obrigatórias para conclusão. Para mais informações, acesse: https://curso.comoserassistentevirtual.com.br/
        Já o curso Express é o essencial para começar, as orientações mais importantes. Não tem aulas ao vivo, mas também tem certificado. Para mais informações sobre o Express: https://express.comoserassistentevirtual.com.br/

        CLUBE:
        O clube é uma plataforma, um espaço exclusivo para acomodar a comunidade de AVs proporcionando rede de contatos, troca de informações, rede social, aprendizado mútuo, aprendizado e expansão por meio de muito conteúdo já disponível em acervo, webinários ao vivo mensalmente, co-working virtual semanal, SOS com mentoras quinzenalmente. Você consome o conteúdo que quiser, que precisar, pede ajuda quando precisar. Sobre o Clube, acesse: https://www.clubesouav.com.br/

        São produtos diferentes que se complementam. 🤩

        Responder
  3. Cassia Renata

    Gostaria de trabalhar nesta profissão

    Responder
    • Heloisa Sanfelice

      Olá, Cássia! Que bom! É uma área em crescimento e já vem sendo apontada como uma das principais tendências do mercado de trabalho para a década de 2020…
      Além do conteúdo que você encontrou aqui no blog, também temos 2 cursos online que te ajudam a começar:
      Curso Completo: https://curso.comoserassistentevirtual.com.br/ Inscreva-se para receber as informações sobre a próxima turma que abrirá em breve!
      Curso Express: https://express.comoserassistentevirtual.com.br/ Está com inscrições abertas – e se começar com esse, você vai ter benefícios para entrar para o completo 😉

      Responder
  4. Alínea Adam

    Olá!
    Como faço para ser uma assistente pessoal ou secretaria?

    Responder
  5. Andréa Fernandes da Silva

    Bom dia a remuneração é combinada entre as partes ou a um valor já pré fixado?

    Responder
    • Heloisa Sanfelice

      Oi, Andréa!
      Como somos prestadoras de serviços remotos, a remuneração deve ser combinada entre as partes – ela vai variar de acordo com o serviço que estará executando, o tempo que leva para fazê-los (ou se terá que ficar à disposição um determinado horário do dia), das tuas experiências naquela função, da realidade do cliente e da natureza do contrato…
      São muitas as possibilidades! No curso a Camile ensina como calcular a sua hora e elaborar propostas, e também tem aulas sobre prospecção de clientes, cálculo do seu pro-labore… e muito mais!

      Responder
    • Amara

      Olá, boa noite.

      Estou muitíssimo interessada no curso express. Como faço para esta adquirindo?

      Responder
      • Camile Just

        Olá, Amara! Que ótimo!
        Então, não vamos mais perder tempo, clique aqui agora mesmo: https://clubesouav.com.br/
        E seja muito bem-vinda! 😉

        Responder
      • Maria Elisabeth

        Olá!
        Gostaria de saber mais sobre o assunto.

        Responder
        • Camile Just

          Olá, Maria Elisabeth!! Fico feliz que tenha se interessado!
          A Assistência Virtual é uma forma de prestação de serviços totalmente alinhadas com bem estar e qualidade de vida.
          Em resumo a assistência virtual é a prestação de serviços administrativos, financeiros, comerciais, de secretariado e marketing de forma autônoma e remota.
          Além disso, te possibilita usar suas experiências e habilidades para ter uma nova perspectiva na carreira, é ter a oportunidade de criar o seu próprio trabalho, tornando possível o sonho da autonomia profissional e de tomar as rédeas da sua carreira.
          Para se tornar uma assistente virtual basta ter os recursos mínimos: internet, um computador e telefone. Você vai usar suas próprias habilidades e experiências para elaborar os serviços e ajudar os seus clientes!
          Para saber mais leia esse artigo https://www.comoserassistentevirtual.com.br/siga-a-tendencia-do-mercado-e-saiba-como-se-tornar-uma-assistente-virtual/ ou baixe nosso ebook grátis > https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br

          Responder
  6. Priscila

    Como estamos em quarentena qual seria o melhor ramo de atividades para atuar no momento, já que não podemos sair de casa?

    Responder
    • Camile Just

      Oi, Priscila!! Os ramos que envolvem mercado digitais foram os que mais cresceram, como infoprodutores, e-commerces. Mas na verdade todos os setores precisaram se reinventar para atuar no virtual, que é bem a “nossa praia”! rs

      Responder
  7. Fernanda

    E como conseguir clientes?1

    Responder
  8. Patrícia

    Gostaria de de trabalhar

    Responder
    • Camile Just

      Olá, Patrícia!
      Para começar nessa área, você já começou bem: Buscando informação!!
      No YouTube, no Instagram e no Linkedin a Camile dá muitas dicas para quem está começando. Você pode começar fazendo uma imersão nesses canais. Aqui mesmo no blog também temos vários outros artigos e você também pode baixar nosso ebook gratis pra saber mais sobre o mercado! https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/

      Responder
  9. Ivonir Ferreira Silva

    Quero saber mais sobre o assunto!

    Responder
    • Camile Just

      Oi, Ivonir!
      Que bom que se interessou pela profissão! É uma área em crescimento e vem sendo apontada como uma das principais tendências do mercado de trabalho para a década!
      Para saber mais, além de todo o conteúdo que você encontrou aqui no blog, você pode baixar o Ebook Gratuito em que conto como comecei e dou exemplos de serviços e clientes que contratam assistentes virtuais. Para baixar, é só acessar: https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/
      😉

      Responder
  10. PAULA CRISTINA

    Boa tarde. Gostaria de maiores informações. Sou formanda em Direito, servidora pública e já trabalhei como secretária.

    Responder
    • Camile Just

      Olá, Paula!
      Além de todo o conteúdo que você encontrou aqui no blog, você pode também baixar o Ebook GRATUITO “Habilidade e o Mercado de Assistência Virtual”: https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/
      😉 Além disso, no YouTube, no Instagram e no Linkedin dou muitas dicas para quem está começando. Você pode começar fazendo uma imersão nesses canais para conhecer mais da profissão e do mercado!
      Até logo!

      Responder
      • Ivanete Riegel

        Tenho 23 anos na educação
        Destes boa parte na educação infantil
        Educação especial e 2 anos de secretaria escolar
        Pós graduada em Psicopedagogia

        Responder
  11. Joana Menezes

    Dicas maravilhosas! Que bom que encontrei o site, já virei fã. Vou baixar o ebook para ler com calma.

    Responder
    • Camile Just

      Oi, Joana! Que bom que pudemos te ajudar com nosso conteúdo! Nos dá motivação para continuarmos produzindo!
      Espero que também goste do Ebook! 🙂
      Seja bem-vinda!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.