As 4 principais dificuldades do início da carreira como assistente virtual e como superá-las

Publicado em: 22/10/2020

Uma rede de apoio pode ser essencial para encontrar as soluções no começo dessa nova jornada

O começo como assistente virtual pode ser bastante desafiador. Apesar de ser, para muitos, o começo do sonho de trabalhar de casa, ter autonomia, liberdade de horários, não precisar pegar trânsito todos os dias e trabalhar com o que se gosta; para dar tudo certo é preciso mudar alguns hábitos e a mentalidade, afinal, todas as etapas do trabalho agora só dependem de você. 

Como conseguir clientes, como se organizar para o trabalho, que ferramentas usar, quais serviços oferecer, como conversar com o cliente, como se organizar financeiramente, como formalizar o seu negócio são só algumas das dúvidas que povoam a mente de quem está começando como secretária remota. 

Ao longo dos anos orientando as pessoas nessa jornada, percebemos alguns padrões que se repetem, como o de receios logo no início da carreira como assistente virtual e o caminho para deixá-los de lado. Por isso, fizemos uma lista das principais dificuldades e como superá-las, veja:

1- Sair do espírito de CLT

Empreender exige habilidades diferentes do que trabalhar dentro de uma empresa e não somos ensinados a como lidar com esses desafios, afinal, desde cedo temos alguém exercendo o papel de responsável por nossos atos para recorrer em casos de dúvidas ou problemas. Deixar a CLT significa não ter a rede de apoio da empresa para fazer a parte burocrática do negócio, tomar as decisões sozinho, fazer do comercial à contabilidade e se organizar de forma efetiva.

Solução: para superar isso é crucial desenvolver a autorresponsabilidade, ou seja, entender que a organização, desenvolvimento e resultados do seu trabalho só dependem de você, então você precisa ter disciplina para, sem ninguém cobrar, ter esses pontos bem resolvidos. Com o tempo, criar uma rede de apoio com pessoas que têm atuações parecidas é importante também, assim é possível trocar experiências e ter a quem recorrer em casos de dúvidas.   

2-  Superar a timidez

Mesmo os que não se dizem tímidos têm uma trava na hora de oferecer um serviço que está começando para alguém. A insegurança nessa situação é natural e faz com que você pense que não vai conseguir desenvolver seu discurso, conversar com as pessoas certas ou fazer o que se propôs.

Solução: criar a segurança é a chave para superar a timidez e isso é feito criando um discurso próprio. E como se cria um discurso? Falando. Conte para as pessoas sobre seu novo trabalho, desde o padeiro até seus familiares, assim eles vão questionar o que é assistente virtual, o que faz na prática, como que trabalha, entre outros. Aos poucos, de tanto explicar, você constrói um discurso e se torna natural falar sobre o assunto, sem timidez. 

3- Organização no trabalho em casa

Existem muitas distrações dentro do seu próprio lar e, para muitos, pode ser difícil criar o foco necessário para se concentrar e executar uma tarefa, além disso, sem o apoio de ferramentas e processos do escritórios, criar uma rotina de trabalho em casa pode ser um grande desafio. 

Solução: pelo menos no começo, quando as tarefas ainda são em menor volume, é importante criar a rotina de escrever tudo a ser realizado em uma agenda – física ou virtual. Assim, você cria o senso de responsabilidade de o que precisa ser feito dentro do dia e quanto tempo demora para fazer isso, podendo prever qual será seu expediente e se organizar a partir disso. Ferramentas como Trello, Google Agenda e softwares de organização são ideais para isso, uma vez que dão a visão completa da continuidade de uma tarefa (precisa ser feito, está sendo realizado e foi entregue) e ajudam a ter um histórico de suas atividades.

4- Conseguir clientes

Esse é o principal receio de quem começa a atuar como assistente virtual: será que vou conseguir clientes? O como fazer isso também entra na lista dos desafios que mais preocupam quem inicia essa carreira. Afinal, ninguém é treinado a vender suas habilidades como serviços, encontrar quem precise desse tipo de trabalho, negociar preço, entre outros processos envolvidos nessa etapa. 

Solução: sempre falamos por aqui que os três primeiros clientes são os principais. Depois de ter experiência com eles, é possível ter mais segurança nas atividades, no discurso de vendas e ainda ter um portfólio para apresentar em futuras negociações. Para conseguir os três primeiros clientes, às vezes é preciso fazer concessões, como oferecer o serviço de graça, como um trial, uma amostra. Assim, você aprende a como operacionalizar o novo trabalho e se organizar já na prática e, com o serviço bem prestado, pode ganhar boas recomendações.

……

Você se interessou e quer criar seu próprio trabalho como AV?

Conheça a Formação mais completa do mercado: Clique aqui e saiba mais!

Publicações relacionadas

5 erros que você deve evitar como assistente virtual

5 erros que você deve evitar como assistente virtual

Publicado em 2/08/2021

Como começarTrabalhar em Casa
Gig Economy

Gig Economy

Publicado em 30/09/2019

Trabalhar em Casa
Os desafios do empreendedorismo feminino

Os desafios do empreendedorismo feminino

Publicado em 19/11/2019

Produtividade e Organização