Home 9 Como começar 9 Dicas para escolher que serviços prestar e nicho de atuação

Dicas para escolher que serviços prestar e nicho de atuação

Publicado em: 09/10/2020
Categoria: Como começar
Tags:
Dicas para escolher que serviços prestar e nicho de atuação

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas, assim fica mais fácil conciliar os horários para ter um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal, ter tempo para aproveitar os filhos, não perder horas no trânsito e até mesmo curtir o lugar que escolheu para viver. Mas uma das principais dúvidas que impedem que as pessoas entrem de vez nessa vida de trabalhar pela internet remotamente é sobre que tipo de serviço prestar e a insegurança de não dar conta do trabalho.

Para saber o que se pode vender a fim de atuar como secretária remota e, finalmente, conseguir trabalhar de casa é preciso olhar para as suas habilidades. E não apenas aquelas que são como “dons”, que é nato de você, mas também aquelas que desenvolveu durante os anos ou durante uma experiência.

Depois de identificar suas habilidades, o próximo passo, para acabar de vez com a insegurança, é aprimorá-las. Não tem problema identificar uma capacidade e ter medo de não dar conta de oferecê-la como serviço, basta estudar o assunto, se aprofundar na função, conversar com quem já atua em tal área e treinar. Assim, você estará preparada para qualquer desafio profissional que aparecer. 

Como identificar habilidades para ser uma secretária remota?

Para identificar quais são suas habilidades a fim de poder prestar um serviço existem diferentes técnicas. A primeira é o autoconhecimento. É preciso olhar para você, para as coisas que já fez na vida – profissionalmente ou como hobbie -, para o que gosta de fazer, para o que as pessoas identificam como uma habilidade em você, enfim, mapear tudo o que tem capacidade de fazer. 

Faça uma lista com essas atividades, depois marque as que você se sente preparada para executar de pronto, ou seja,  as que têm experiência e “faria de olhos fechados”, esses podem ser seus serviços prioritários a serem prestados como secretária remota. Por exemplo, você identificou como habilidade conversar com as pessoas de forma clara e objetiva. Você pode pensar em oferecer primeiro serviços como call center, atendimento ao cliente, produção de pesquisas, entre outros que se adequem com essa habilidade. 

Com o tempo, no entanto, você poderá mapear quais as lacunas dentro das suas habilidades que precisam de aprimoramento. Por exemplo, já atuando como secretária remota  na área de respostas ao chat de um e-commerce você sente necessidade de saber vender melhor os produtos. Você sabe conversar com o cliente e tirar as suas dúvidas, mas enxerga a oportunidade de aprimorar seus discurso de vendas para sempre oferecer algo a mais. Por que não fazer um curso ou se desenvolver nessa área? Além de ajudar nesse serviço, pode abrir portas para outros. 

A regra de ouro aqui é: desenvolvimento. Mesmo depois de mapear suas principais habilidades olhe para o que falta de conhecimento para desenvolver o trabalho com excelência, superando as expectativas do cliente. Isso vai fazer de você um profissional mais completo e abrir novas portas.

Teste para descobrir suas habilidades

No conceito tudo parece fácil mas na prática não consegue identificar sua habilidade para se tornar uma secretária remota? Tente o seguinte exercício: em uma folha faça quatro colunas e as nomeie como:

  • Interesses
  • Tarefas
  • Personalidade
  • Valores

Em interesses escreva uma lista de tudo que você se interessa por fazer, seja na vida pessoal ou profissional: pode ser desde conversar com as pessoas até fazer planilhas. Coloque tudo o que lembrar. 

Já em tarefas escreva experiências anteriores que já executou, mas não seja generalista, por exemplo, no lugar de colocar “contabilidade”, destrinche as tarefas que executou: fazer planilha, documentação de custos, fluxo de caixa e assim por diante. Se você não teve experiências anteriores, elenque as atividades que já executou na escola ou em cursos. 

Em personalidade faça uma lista das coisas que acha mais relevantes de sua personalidade e do que as pessoas costumam elencar como pontos fortes seus. Em paralelo escreva seus valores, só dessa forma será possível encontrar seu propósito, o que vai facilitar a delimitação de qual serviço prestar. 

Por fim, liste seus talentos, aqui pode ser qualquer coisa, não os menospreze. Sabe aquela festa que organizou e todo mundo elogiou? Esse pode ser um talento e essa capacidade pode ser usada para prestar um serviço para alguém. 

Com essa lista na mão você vai ter mais clareza das habilidades que já tem e quais pode desenvolver. Então, é só colocar a mão na massa: vamos supor que você identificou que é boa em organizar tarefas no seu dia a dia, converse com pessoas que podem precisar de auxílio nesse sentido e se proponha a ajudar, dessa forma, você consegue ver na prática se precisa desenvolver alguma outra capacidade a mais para prestar esse tipo de serviço, ganha experiência, conhece ferramentas e ainda cria uma rede de network para oferecer tal serviço de forma paga. 

Quer saber mais sobre como transformar suas habilidades em serviços para ser uma secretária remota e começar a trabalhar pela internet? Acesse o link e baixe o ebook “O Mercado e as Habilidades para ser assistente virtual”.

DESTRAVE SUA CARREIRA E COMECE UMA NOVA HISTÓRIA

Transforme a sua mentalidade, adquira habilidades emocionais e técnicas para criar seu próprio trabalho através da carreira de Assistente Virtual. Não fique refém do desemprego ou da CLT. Realize o sonho de trabalhar em casa.

Saiba como acessando aqui https://curso.comoserassistentevirtual.com.br/

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe para que outras pessoas conheçam mais sobre Assistência Virtual!

Publicações Relacionadas

Quem pode ser assistente virtual?

Quem pode ser assistente virtual?

Você está em busca de uma nova carreira, esbarrou com a assistência virtual, mas ainda não sabe se a profissão é pra você? A gente te explica neste post quem pode ser assistente virtual e, notícia boa: você vai descobrir que não precisa de muito pra começar! A...

ler mais
Assistência Virtual: O que é, como surgiu, quais as áreas e tendências de mercado?

Assistência Virtual: O que é, como surgiu, quais as áreas e tendências de mercado?

Assistente Virtual é o profissional liberal que trabalha de forma remota, seja de sua própria casa ou de qualquer outro lugar! Utilizando de suas habilidades e experiências, este profissional tem como benefício a flexibilidade de horários, bem como a tranquilidade de trabalhar com o que mais gosta. Saiba como surgiu, quais as áreas de atuação e como são contratados neste artigo!

ler mais

6 Comentários

  1. Ana Paula Pereira Silva

    Eu queria trabalhar para uma pessoa que ja fosse AV, e que tivesse com muito trabalho e não desse conta. Eu não sei apresentar meus trabalhos.
    Sempre trabalhei na area Administrativa e financeira.

    Responder
    • Heloisa Sanfelice

      Oi, Ana Paula! Esta é mesmo uma boa maneira de começar, especialmente para quem é mais tímida ou tem pouca experiência em prospecção!
      Você pode fazer contato com AVs, construir um relacionamento, e então colocar seus serviços à disposição como aprendiz. Mantenha a transparência em informar que está começando. Ela vai compreender, afinal, todas começamos um dia!
      Aqui no Clube Sou AV, muitas parcerias surgem em nossos eventos online, e depois conversam em particular para alinhar os processos. O importante se identificar com a outra profissional, “bater o santo”, sabe?!
      Mas, para que aconteça seja com uma AV experiente ou um cliente mesmo, é você quem deve tomar a iniciativa e começar a construir um relacionamento, mostrar interesse pelo trabalho da pessoa.
      Espero ter ajudado! 🙂

      Responder
  2. Antônia Francisca

    Oi Camile, Boa tarde.
    Muito bom o conteúdo. Estou entrando no mundo digital agora e buscando identificar em mim habilidades para atuar neste mercado.
    O campo AV muito me atrai pois sou uma pessoa muito comunicativa, mas não gosto de aparecer.
    Será que tu podes me auxiliar em como eu posso me apresentar ao mercado de trabalho de AV?
    Aqui o meu município é pequeno e não vejo espaço para tal trabalho.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada.

    Responder
    • Heloisa Sanfelice

      Oi, Antônia! Tudo bem?
      Sou do time de suporte aqui da Camile e posso te ajudar com sua dúvida.
      A variedade de serviços que você pode oferecer só depende de você – bem como a forma que vai prospectar seus clientes. Nessa área, você pode atuar prestando os serviços da forma que se sentir melhor! E como irá atuar pela internet, pode atender a clientes de qualquer lugar do Brasil e até de outros lugares do mundo!!
      Você já baixou o nosso Ebook “O mercado e as habilidades para ser AV”? Nele a Camile dá exemplos bem práticos de como é atuar nessa área. 🙂
      Se quiser baixar, aqui está o link: https://ebookgratis.comoserassistentevirtual.com.br/

      Responder
  3. Maria Cristina Gorres Ramos

    Olá, bom dia;

    Trabalho numa empresa privada 6h por dia, gostaria de completar a minha renda trabalhando home office.
    Sou Telefonista / PABX e Atendente de SAC.
    Tenho experiência em toda área administrativa.
    Gostaria de maiores informações como ingressar na área.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Assistente virtual é freelancer? Entenda as diferenças! - Como Ser Assistente Virtual - […] Explicamos melhor sobre a importância de escolher um nicho de mercado e como isso é um erro comum ……

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.