Dicas para escolher que serviços prestar e nicho de atuação

Publicado em: 9/10/2020

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas, assim fica mais fácil conciliar os horários para ter um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal, ter tempo para aproveitar os filhos, não perder horas no trânsito e até mesmo curtir o lugar que escolheu para viver. Mas uma das principais dúvidas que impedem que as pessoas entrem de vez nessa vida de trabalhar pela internet remotamente é sobre que tipo de serviço prestar e a insegurança de não dar conta do trabalho.

Para saber o que se pode vender a fim de atuar como secretária remota e, finalmente, conseguir trabalhar de casa é preciso olhar para as suas habilidades. E não apenas aquelas que são como “dons”, que é nato de você, mas também aquelas que desenvolveu durante os anos ou durante uma experiência.

Depois de identificar suas habilidades, o próximo passo, para acabar de vez com a insegurança, é aprimorá-las. Não tem problema identificar uma capacidade e ter medo de não dar conta de oferecê-la como serviço, basta estudar o assunto, se aprofundar na função, conversar com quem já atua em tal área e treinar. Assim, você estará preparada para qualquer desafio profissional que aparecer. 

Como identificar habilidades para ser uma secretária remota?

Para identificar quais são suas habilidades a fim de poder prestar um serviço existem diferentes técnicas. A primeira é o autoconhecimento. É preciso olhar para você, para as coisas que já fez na vida – profissionalmente ou como hobbie -, para o que gosta de fazer, para o que as pessoas identificam como uma habilidade em você, enfim, mapear tudo o que tem capacidade de fazer. 

Faça uma lista com essas atividades, depois marque as que você se sente preparada para executar de pronto, ou seja,  as que têm experiência e “faria de olhos fechados”, esses podem ser seus serviços prioritários a serem prestados como secretária remota. Por exemplo, você identificou como habilidade conversar com as pessoas de forma clara e objetiva. Você pode pensar em oferecer primeiro serviços como call center, atendimento ao cliente, produção de pesquisas, entre outros que se adequem com essa habilidade. 

Com o tempo, no entanto, você poderá mapear quais as lacunas dentro das suas habilidades que precisam de aprimoramento. Por exemplo, já atuando como secretária remota  na área de respostas ao chat de um e-commerce você sente necessidade de saber vender melhor os produtos. Você sabe conversar com o cliente e tirar as suas dúvidas, mas enxerga a oportunidade de aprimorar seus discurso de vendas para sempre oferecer algo a mais. Por que não fazer um curso ou se desenvolver nessa área? Além de ajudar nesse serviço, pode abrir portas para outros. 

A regra de ouro aqui é: desenvolvimento. Mesmo depois de mapear suas principais habilidades olhe para o que falta de conhecimento para desenvolver o trabalho com excelência, superando as expectativas do cliente. Isso vai fazer de você um profissional mais completo e abrir novas portas.

Teste para descobrir suas habilidades

No conceito tudo parece fácil mas na prática não consegue identificar sua habilidade para se tornar uma secretária remota? Tente o seguinte exercício: em uma folha faça quatro colunas e as nomeie como:

Em interesses escreva uma lista de tudo que você se interessa por fazer, seja na vida pessoal ou profissional: pode ser desde conversar com as pessoas até fazer planilhas. Coloque tudo o que lembrar. 

Já em tarefas escreva experiências anteriores que já executou, mas não seja generalista, por exemplo, no lugar de colocar “contabilidade”, destrinche as tarefas que executou: fazer planilha, documentação de custos, fluxo de caixa e assim por diante. Se você não teve experiências anteriores, elenque as atividades que já executou na escola ou em cursos. 

Em personalidade faça uma lista das coisas que acha mais relevantes de sua personalidade e do que as pessoas costumam elencar como pontos fortes seus. Em paralelo escreva seus valores, só dessa forma será possível encontrar seu propósito, o que vai facilitar a delimitação de qual serviço prestar. 

Por fim, liste seus talentos, aqui pode ser qualquer coisa, não os menospreze. Sabe aquela festa que organizou e todo mundo elogiou? Esse pode ser um talento e essa capacidade pode ser usada para prestar um serviço para alguém. 

Com essa lista na mão você vai ter mais clareza das habilidades que já tem e quais pode desenvolver. Então, é só colocar a mão na massa: vamos supor que você identificou que é boa em organizar tarefas no seu dia a dia, converse com pessoas que podem precisar de auxílio nesse sentido e se proponha a ajudar, dessa forma, você consegue ver na prática se precisa desenvolver alguma outra capacidade a mais para prestar esse tipo de serviço, ganha experiência, conhece ferramentas e ainda cria uma rede de network para oferecer tal serviço de forma paga. 

Você se interessou e quer criar seu próprio trabalho como AV?

Conheça a Formação mais completa do mercado: Clique aqui e saiba mais!

Publicações relacionadas