Transição de carreira: como se planejar para ser Assistente Virtual

Publicado em: 18/02/2021

Desde o início da nossa vida profissional, a transição de carreira costuma ser apresentada como algo delicado, e provavelmente isso influencia muitas pessoas a não tomarem a decisão de mudar de carreira, mesmo que isso custe infelicidade e insatisfação. 

Mudar de carreira é um desafio que exige não apenas desejo e coragem, mas também preparação e estratégia. 

Quando alguém descobre que um colega ou alguém da família está passando por essa mudança, normalmente pergunta o que aconteceu, se a pessoa em questão enfrentou algum problema no trabalho, o que a deixa infeliz na carreira atual, e quais as dúvidas em relação a sua profissão. 

Mas a verdade é que esse processo pode ter diferentes significados para cada ser humano.

Para as mulheres, uma carreira que possibilite trabalhar equilibrando a jornada e os cuidados com a casa e a família é um dos maiores indicadores quando a vontade de mudar de carreira acontece.  

Para aquelas que desejam se tornar Assistentes Virtuais, é fundamental entender que este é um campo dinâmico e em expansão que oferece diversas oportunidades para aquelas dispostas a se adaptar e aprender. 

Como saber se devo fazer a transição de carreira para Assistente Virtual?

Para muitas mulheres, decidir quando fazer uma transição de carreira, principalmente para as que atuam de maneira tradicional no mercado de trabalho, e seguir a carreira de assistente virtual pode ser uma grande dúvida. 

Afinal, é um campo desconhecido e embora seja uma das carreiras que ganha destaque pelo crescimento e maneiras de atuar, a liberdade de ser dona do próprio tempo, da própria agenda, pode assustar no primeiro momento.

A decisão de mudar depende de vários fatores e, para encontrar a resposta certa, é essencial fazer algumas reflexões importantes:

Assistente virtual: a profissão que te liberta do escritório e da CLT.

Esse é o primeiro passo: responder a essas perguntas é como limpar o óculos, enxergar todas as possibilidades, e entender suas verdadeiras necessidades, habilidades e interesses profissionais. 

Realizar uma transição de carreira não é algo simples. 

É um processo que impacta em diferentes níveis, desde o emocional, o ciclo familiar, ao financeiro, ter um plano de ação claro, detalhado e estratégico ajuda a enfrentar esse processo e diminuir os erros no caminho. 

Se você quer se planejar para ser uma Assistente Virtual de sucesso, aplique os sete passos fundamentais para ter uma transição de carreira bem-sucedida.

Passo 1: Identificar Detalhadamente a jornada das Assistentes Virtuais

O primeiro passo para qualquer pessoa que deseja se tornar uma Assistente Virtual é identificar com precisão o campo em que deseja atuar. 

É essencial que você faça um inventário das suas habilidades e experiências passadas para entender como elas podem ser aplicadas na nova carreira. 

Acompanhar o dia-a-dia de AVs que já tem tido sucesso na carreira, e modelar o seu estilo de vida, entender como é o seu nível de consciência, o que pensam, como vivem e como tomam decisões e os resultados que conquistam é fundamental para que você consiga criar uma visão de médio prazo para a sua nova jornada profissional.

Passo 2: Conhecer as Verdadeiras Oportunidades

Com habilidades definidas, é hora de pensar onde atuar, identificando as oportunidades de trabalho e os clientes em potencial. 

Utilizando plataformas de networking como LinkedIn e comunidades específicas, se conectar com outros profissionais do setor e participar de grupos e fóruns relacionados à assistência virtual é um grande diferencial para entrar na nova carreira. 

Você também pode se inscrever em newsletters, participar de webinars e até frequentar eventos virtuais ou presenciais. 

Esse movimento ajuda a entender quais empresas estão contratando assistentes virtuais e quais são as expectativas e requisitos para esses cargos, bem como onde estão possíveis projetos que você possa estar se conectando e criando relações positivas e que gerem possibilidades de trabalho no futuro.

Quais os serviços mais bem pagos e mais procurados das Assistentes Virtuais?

Passo 3: Criar um Plano de Desenvolvimento de Carreira

Com um entendimento claro do campo de atuação e das oportunidades disponíveis, o próximo passo é criar um plano de desenvolvimento de carreira. 

Este plano deve incluir a avaliação de habilidades frente às demandas do mercado, identificação de lacunas de competência e a definição de metas para adquirir novas habilidades. 

Não basta saber apenas no que você é boa. É necessário entender onde e como melhorar a performance profissional. Existem vários caminhos para isso, e no processo de transição de carreira é fundamental olhar com atenção para esses pontos.

Passo 4: Atualizar Currículo e Perfis para a Transição de Carreira

Quem não é visto, não é lembrado.

A atualização do currículo e dos perfis nas redes sociais para mostrar a nova trajetória profissional é fundamental. 

O currículo ou o portfólio deve ser feito para destacar habilidades e experiências que se alinhem com os requisitos de uma Assistente Virtual. Uma estratégia valiosa para as redes sociais, especialmente LinkedIn, é além de estarem atualizadas, incluir nos conteúdos palavras-chave relevantes à assistência virtual. 

Comece a interagir com conteúdos e profissionais do setor, demonstrando seu interesse e conhecimento na área.

Beba água limpa da fonte certa. Estar no lugar certo, com as pessoas certas, é o que vai ajudar a encurtar o caminho para que os novos resultados comecem a chegar de maneira rápida e assertiva.

Lembre, quem não é visto, não é lembrado.

Passo 5: Definir o Alvo! Quem é o cliente que você quer atender? 

Identificar as empresas ou clientes-alvo é essencial para uma transição de carreira bem-sucedida como Assistente Virtual. 

Faça uma lista de possíveis empregadores ou clientes que se alinham não apenas com suas habilidades, mas também com seus valores e interesses profissionais. 

Empresas que valorizam o trabalho remoto e oferecem flexibilidade são ideais. É importante entender os nichos de mercado que essas empresas atendem, sejam eles startups tecnológicas, pequenos negócios locais ou grandes corporações com necessidades de gestão de operações virtuais. 

Ter isso claro, faz o seu foco ficar no lugar certo, e economiza o seu tempo na hora de tomar decisões e ao fechar os contratos dos projetos nos quais vai atuar.

Passo 6: Construir Novos Relacionamentos

Networking é fundamental em qualquer carreira, mas especialmente para um Assistente Virtual, cujo trabalho muitas vezes depende de conexões e recomendações. 

Manter uma rede de contatos ativa e engajada pode abrir portas para oportunidades de trabalho não anunciadas e colaborações valiosas. 

Busque construir relacionamentos genuínos com outros profissionais na área, participando ativamente em comunidades online, respondendo e contribuindo em fóruns, e até oferecendo ajuda ou conselhos quando apropriado. 

Essas atividades não apenas aumentam a visibilidade, mas também estabelecem a pessoa como um membro confiável e experiente da comunidade de assistentes virtuais.

Passo 7: Buscar Apoio Profissional

Ninguém faz nada sozinho. 

O processo de transição de carreira é desafiador, ter com quem contar é um primeiro passo para se manter firme quando as coisas não saem exatamente como se deseja, ou no momento de tomada de decisão estratégica.

Busque aprender com quem entende do assunto, que seja como um mentor para você e que te faça entender todas as nuances dessa profissão.

É fundamental ter uma orientação personalizada, que ajude a definir estratégias eficazes e proporcionar um feedback construtivo sobre o plano de carreira. 

E não importa o que você viveu até aqui, nem a sua idade. Sempre é possível mudar e viver de acordo com uma carreira que seja possível ter realização, e a liberdade que te traga paz e a sonhos concretizados. A carreira como AV é o plano perfeito para isso, não importa a sua idade: Reinvenção depois dos 50 anos. 

https://www.youtube.com/watch?v=ENIO9mpgeaQ

Mude de vida e faça uma transição de carreira segura, conquistando uma carreira com reconhecimento, dinheiro no bolso e realização, e esteja por dentro do melhor do mundo das AVs que têm sucesso.

Se você viu que é possível fazer uma transição de carreira bem sucedida como assistente virtual, não deixe de conhecer a comunidade CSAV, e dê vida ao seu próprio negócio com a carreira de Assistente Virtual. 

Um abraço, e até a próxima.


Esse artigo te ajudou?

Deixe sua contribuição e compartilhe sua experiência conosco.

Publicações relacionadas