Onde encontro meus primeiros clientes?

Publicado em: 10/11/2020

Conheça as opções que podem impulsionar a prospecção durante o começo da sua jornada como secretária remota

Se você está se preparando para atuar como assistente virtual tenha em mente que para realizar seu sonho da autonomia profissional será necessário paciência, principalmente no início da sua nova trajetória. 

Para tomar as rédeas da sua carreira é essencial conseguir seus primeiros clientes. Por isso, se você não sabe por onde começar confira o conteúdo abaixo. Vamos lá?

Identifique serviços e interesses

Defina a partir das suas experiências e habilidades quais serviços você poderá prestar. Após isso, liste dois ou três nichos que podem ter interesse pelo seu trabalho ou que você gostaria de atender. 

A dica de ouro é: coloque no papel seus hobbies e interesses pessoais, pois dessa forma será possível enxergar possíveis áreas de atuação e clientes. Em seguida, faça uma pesquisa para compreender o universo em que ele se situa, o que facilitará o contato na hora de conquistá-lo.

Passo a passo para atrair clientes

Já falamos por aqui como se planejar para conseguir clientes em número suficiente para você alcançar seu objetivo financeiro. O começo deve ser a delimitação de um nicho de atuação, dessa forma fica mais fácil de você procurar por potenciais clientes e provar sua experiência – afinal, fazer o controle de caixa de uma indústria e de um comércio de bairro é bem diferente, apesar de teoricamente ser o mesmo serviço.

Com o nicho definido, comece  a fazer relacionamento e networking para criar uma reputação no mercado que quer atuar e uma rede de contatos — os grupos no Facebook são ótimos lugares para isso. Após ter essa base do relacionamento construída, é hora de colocar a mão na massa, ou seja, fazer uma lista com o nome de possíveis clientes e construir uma interação positiva para, aos poucos, despertar o interesse pelo seus serviços. 

Outra opção é se conectar em plataformas de serviços remotos. As opções são variadas: freelancer.com, Workana, GetNinjas. Apesar de serem excelentes opções, a remuneração nem sempre irá condizer com suas expectativas. Apesar disso, no caso de assistentes virtuais inexperientes essas plataformas podem ser um bom canal para adquirir portfólio e aumentar sua confiança. 

Importância do primeiro cliente

Se você está começando na área do secretariado virtual vale reforçar que o ideal é dar mais valor à experiência do que aos ganhos monetários. Utilize esse momento para prototipar: teste diferentes serviços, registre os resultados e colete os feedbacks. Dessa forma você poderá aprimorar suas habilidades e serviços. Algumas alternativas de prototipagens são:

Independente da forma, tenha em mente que o primeiro cliente é muito valioso para seu início de carreira como assistente virtual. A partir dele, você conquista a experiência, a autoconfiança e outras indicações quando é realizado um excelente trabalho.  
Ainda ficou com dúvidas? Confira outros conteúdos disponíveis em nosso Blog.

…..

Você se interessou e quer criar seu próprio trabalho como AV?

Conheça a Formação mais completa do mercado: Clique aqui e saiba mais!

Publicações relacionadas

Dia do empreendedorismo feminino: somos 24 milhões de motivos para comemorar

Dia do empreendedorismo feminino: somos 24 milhões de motivos para comemorar

Publicado em 18/11/2019

Trabalhar em Casa
Quem pode ser assistente virtual?

Quem pode ser assistente virtual?

Publicado em 30/09/2021

Como começarTrabalhar em Casa
4 Passos para ser Assistente Virtual

4 Passos para ser Assistente Virtual

Publicado em 2/09/2020

Como começar