Home 9 Como Conseguir Clientes 9 Plataformas para serviços remotos: os 5 principais erros que você deve evitar ao buscar clientes

Plataformas para serviços remotos: os 5 principais erros que você deve evitar ao buscar clientes

Publicado em: 02/07/2021
Tags:
plataforma de serviços remotos

Você decidiu trabalhar de casa como assistente virtual e não sabe como começar a procurar trabalho? Essa dúvida é comum para muitos profissionais que estão começando como assistentes virtuais. Porém, a internet possibilita a conexão entre você e seus potenciais clientes, de forma mais prática e rápida.

No entanto, há quem acabe procurando trabalho em plataformas muito utilizadas por freelancers, como Workana, Freelancer.com, que possuem uma mensalidade atrativa e a chance de captar bons trabalhos. Mas será que estas plataformas são vantajosas? 

Listamos os 5 principais erros – comuns – ao procurar trabalho em plataformas de serviço remoto e que podem te dar mais prejuízo do que a tão sonhada estabilidade financeira.

  • #1 Desvalorização da sua mão-de-obraEncontrar trabalho nestas plataformas pode se tornar um verdadeiro leilão: lá dentro, vai ver que muitos profissionais acabam baixando os valores para ter uma chance de serem selecionados. E os clientes, comumente, estão mais preocupados com a oferta do que a qualificação dos profissionais.
  • #2 Trabalhos e projetos vagosAs descrições dos trabalhos podem soar vagas, o que custa caro para você e para o cliente. Por não ter um contato direto, muitas vezes nem mesmo o cliente sabe o que realmente precisa e quais objetivos espera do profissional. Assim, você pode fechar um trabalho por um valor muito abaixo e ter mais demanda – é literalmente pagar para trabalhar.
  • #3 Clientes que microgerenciam seu trabalhoPor estar em uma plataforma de serviços remotos, você não tem a obrigação de atender apenas um cliente. No entanto, sem um contrato muito bem estabelecido, você pode se frustrar com o microgerenciamento dos clientes. O trabalho remoto exige confiança, e muitas pessoas ainda têm expectativas diferentes de seus parceiros. Ao fechar um contrato, estabeleça os limites, horários e formatos de trabalho desde o primeiro dia.
  • #4 Pouca ComunicaçãoUm dos pontos mais importantes ao trabalhar remotamente é a comunicação. Este é um ponto delicado principalmente com empresas que estão começando a trabalhar com funcionários remotamente. Cada pessoa tem um perfil de gerenciamento e, saber lidar com as diferenças é essencial para você ser uma assistente reconhecida. Já explicamos neste post como você pode ter uma comunicação mais assertiva com seus clientes. Vale conferir!
  • #5 Comodismo: um alerta vermelho para sua carreiraPela facilidade e praticidade que estas plataformas oferecem, muitos profissionais podem se tornar financeiramente dependentes apenas do trabalho que encontram por lá. Não é uma obrigação, claro, querer alçar voos mais altos, porém, ter uma carreira sólida requer o aprendizado constante e a busca de outros meios para encontrar clientes. A gente também já deu 4 dicas de como superar a timidez e conseguir clientes como assistente virtual. Você pode desenvolver as habilidades de negociação e se tornar independente dos valores baixos oferecidos em plataformas de serviços remotos.

Como mostrar seu valor como assistente virtual?

Você pode sim deixar para trás as plataformas de trabalho remoto, aprendendo a prospectar e negociar trabalhos. Indo na contramão de inúmeros profissionais que reduzem seu trabalho a um preço, você pode mostrar valor. 

Em suas propostas, elencar a sua qualificação, se apresentar e mostrar seus pontos fortes. Ao humanizar o contato com o cliente, você deixa de ser apenas uma colaboradora remota e passa a ser uma pessoa de confiança.

Mostre também como você pode gerar economia de tempo e custo para a empresa, que não precisará mais pagar por plataformas, além de toda vez ter um parceiro diferente. 

Você pode trabalhar de casa, ter uma remuneração justa e deslanchar na carreira de assistente virtual

Pode parecer desafiador começar uma nova profissão em um mercado competitivo. Mas o mercado tradicional vem sofrendo grandes transformações, abrindo oportunidades para quem quer fazer os próprios horários, ter maior liberdade e estabilidade financeira.

Conheça o curso Como Ser Assistente Virtual, que já formou mais de 10.000 alunas no Brasil e no exterior! Esta profissão é a 4ª mais promissora em nosso país, ou seja: existem empresas esperando pelo seu talento. Acesse a página do curso aqui para conhecer o conteúdo do curso e dar o pontapé inicial em uma nova carreira!

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe para que outras pessoas conheçam mais sobre Assistência Virtual!

Publicações Relacionadas

2 Comentários

  1. Géssica

    Gostei muito!

    Responder
    • Heloisa Sanfelice

      Que bom que gostou, Géssica! A gente procura trazer conteúdos que ajudem a todas e todos em suas jornadas pelo trabalho remoto e assistência virtual. Fique de olho aqui no blog que estamos com posts novos 2x por semana!
      Bjos e até logo!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.