Home 9 Produtividade e Organização 9 7 passos para tornar seu home office mais produtivo

7 passos para tornar seu home office mais produtivo

Publicado em: 09/02/2021
Tags:
Produtividade Home Office

Criar um espaço planejado para a rotina de trabalho em casa pode te auxiliar a tirar os projetos do papel como assistente virtual.

O home office pode ser desafiador para muitos e, não ter um espaço adequado para trabalhar talvez seja o principal motivo para sentir a produtividade cair. Se você atua como assistente virtual e sente que a rotina não está rendendo da forma como esperava, confira neste artigo 7 dicas capazes de transformar o seu dia a dia.

Produtividade baixa vs. ambiente de trabalho

Você provavelmente já sentiu dificuldade em manter o foco em um espaço compartilhado ou que também é utilizado para outras finalidades.  As distrações naturais acabam reduzindo a concentração e, desta forma, o trabalho que você tanto gosta pode começar a pesar na rotina. 

Uma das táticas mais eficientes para reverter a situação é investir mais tempo na criação de um espaço 100% dedicado para executar suas tarefas. No entanto, não ter um cômodo exclusivo para desempenhar suas atividades não é um empecilho para começar a trabalhar como home office. O segredo está na forma como você vai se organizar.

Como utilizar a organização como sua aliada

Planejamento e organização são palavras frequentemente utilizadas por pessoas bem-sucedidas e existe um motivo por trás disso, pois elas são capazes de amenizar diversas limitações e desafios que seu trabalho possa estar colocando em seu caminho. 

Primeiramente, faça uma reflexão e visualize todos os benefícios de se trabalhar em casa: liberdade, economia de tempo e recursos, diminuição do estresse. E esses são apenas alguns dos pontos de destaque. Ou seja, se você conseguir encontrar um espaço adequado e repaginá-lo será questão de tempo até começar a colher os bons resultados dessa mudança. 

Pensando nisso, conversamos com a especialista em organização, Nalini Grinkraut, personal organizer certificada “Marie Kondo”, que nos ensinou como criar um espaço funcional para o trabalho home office. Confira abaixo:

  • Passo 1: Defina seu espaço. Escolha um lugar em que seja possível armazenar o seu material de trabalho e, idealmente, que seja separado dos demais itens da casa. Ao final do expediente, guarde suas coisas neste novo local, mantendo a organização do ambiente como se estivesse em coworking.
  • Passo 2: Entenda o que é organizar. Organização e bagunça não são termos opostos, pois a vida não é estática e sempre terá alguma desordem para ser resolvida. O segredo está no tipo de bagunça, que pode ser temporária ou definitiva. A primeira deve ser a mais recorrente, pois é facilmente solucionada seguindo um planejamento estratégico, que objetiva fazer com que o espaço funcione para cada pessoa. Por isso, é importante compreender “o que você possui, como você usa essas coisas e onde elas podem ser encontradas”. A organização é uma ferramenta e não o objetivo final.

“Organização não é apenas armazenar as coisas, mas sim conseguir e saber como utilizar o que você guarda. O sentido está em saber procurar e achar o que precisa na sua organização”.

Nalini Grinkraut, personal organizer certificada “Marie Kondo”
  • Passo 3: Encontre o seu principal objetivo. Qual seria o “destino” da sua organização? Reflita sobre o motivo pelo qual você acha importante ter um espaço organizado: deseja ter mais foco, aumentar a produtividade ou sentir-se menos estressada? Existem várias alternativas, portanto, dentro do seu propósito você pode incorporar itens como velas, óleos essenciais e iluminações estratégicas para sentir-se mais confortável. “Não é possível fazer uma mala sem saber para onde está indo, provavelmente será uma mala ineficiente para você – na organização é a mesma ideia”, reforça a especialista.
  • Passo 4: Organize por categoria. Encontrar seus itens será muito mais fácil se você conseguir colocá-los em categorias. Dessa forma, a probabilidade de se perder com o volume de objetos e tarefas será menor. 
  • Passo 5: Aprenda a escolher (menos é mais). Faça uma triagem dos itens que realmente precisa e assim reduza ao máximo as categorias. O excesso de opções pode paralisar, te deixando mais improdutiva, desanimada. Procure sempre filtrar coisas novas que naturalmente vão surgir e elimine o que não for necessário.
  • Passo 6: Crie um “endereço” para seus pertences. Setorize os objetos, nomeando os seus locais de armazenamento. Quando devolver algo que pegou, lembre-se do seu local de origem. Você pode etiquetar pastas, utilizar cores para projetos diferentes e gavetas específicas para cada cliente. A criatividade será sua melhor amiga nesse processo.
  • Passo 7: Mantenha os espaços vazios. No final do dia, sempre deixe um espaço vazio em seu local de trabalho. A bagunça é uma pendência não resolvida, por isso prepare o seu ambiente para alcançar os seus objetivos sem maiores distrações – situação comum principalmente quando bate um desânimo.

A forma como mantém o seu ambiente de trabalho demonstra o seu nível de constância e comprometimento, e quando ele não depende da sua força de vontade, se torna um impulsionador do seu objetivo. 

Curtiu nossas dicas?

…..

DESTRAVE SUA CARREIRA E COMECE UMA NOVA HISTÓRIA

Transforme a sua mentalidade, adquira habilidades emocionais e técnicas para criar seu próprio trabalho através da carreira de Assistente Virtual. Não fique refém do desemprego ou da CLT. Realize o sonho de trabalhar em casa.

Saiba como acessando aqui https://curso.comoserassistentevirtual.com.br/

Publicações Relacionadas

Atendimento ao cliente: o que é preciso saber?

Atendimento ao cliente: o que é preciso saber?

Serviço, que gera renda extra online, pode ser prestado de várias formas como secretária virtual. O sucesso de qualquer negócio depende de vários fatores, entre eles, o atendimento ao cliente é um dos que mais se destaca para o consumidor moderno, segundo diversas...

ler mais
Desenvolvimento pessoal: a base do seu sucesso profissional

Desenvolvimento pessoal: a base do seu sucesso profissional

Entenda a importância de investir no seu aprimoramento para garantir uma boa carreira como assistente virtual. O aprimoramento pessoal e profissional são essenciais para qualquer área de trabalho. Mas, eles acabam sendo imprescindíveis para quem deseja iniciar a...

ler mais

2 Comentários

  1. Thais

    Adorei as dicas. Organização é tudo no home office. Evitar deixar por perto coisas que podem nos distrair é essencial. Beijos!

    Responder
    • Camile Just

      Que bom que gostou, Thais! Isso aí, foco no que importa!!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Trabalho remoto: a importância da imagem pessoal - Como Ser Assistente Virtual - […] também se aplica ao seu espaço de home office. Um ambiente arrumado reflete o seu perfil e pode indicar…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.