Home 9 Produtividade e Organização 9 7 passos para tornar seu home office mais produtivo

7 passos para tornar seu home office mais produtivo

Publicado em: 09/02/2021
Tags:
Produtividade Home Office

Criar um espaço planejado para a rotina de trabalho em casa pode te auxiliar a tirar os projetos do papel como assistente virtual

O home office pode ser desafiador para muitos e, não ter um espaço adequado para trabalhar talvez seja o principal motivo para sentir a produtividade cair. Se você atua como assistente virtual e sente que a rotina não está rendendo da forma como esperava, confira neste artigo 7 dicas capazes de transformar o seu dia a dia.

Produtividade baixa vs. ambiente de trabalho

Você provavelmente já sentiu dificuldade em manter o foco em um espaço compartilhado ou que também é utilizado para outras finalidades.  As distrações naturais acabam reduzindo a concentração e, desta forma, o trabalho que você tanto gosta pode começar a pesar na rotina. 

Uma das táticas mais eficientes para reverter a situação é investir mais tempo na criação de um espaço 100% dedicado para executar suas tarefas. No entanto, não ter um cômodo exclusivo para desempenhar suas atividades não é um empecilho para começar a trabalhar como home office. O segredo está na forma como você vai se organizar.

Como utilizar a organização como sua aliada

Planejamento e organização são palavras frequentemente utilizadas por pessoas bem-sucedidas e existe um motivo por trás disso, pois elas são capazes de amenizar diversas limitações e desafios que seu trabalho possa estar colocando em seu caminho. 

Primeiramente, faça uma reflexão e visualize todos os benefícios de se trabalhar em casa: liberdade, economia de tempo e recursos, diminuição do estresse. E esses são apenas alguns dos pontos de destaque. Ou seja, se você conseguir encontrar um espaço adequado e repaginá-lo será questão de tempo até começar a colher os bons resultados dessa mudança. 

Pensando nisso, conversamos com a especialista em organização, Nalini Grinkraut, personal organizer certificada “Marie Kondo”, que nos ensinou como criar um espaço funcional para o trabalho home office. Confira abaixo:

  • Passo 1: Defina seu espaço. Escolha um lugar em que seja possível armazenar o seu material de trabalho e, idealmente, que seja separado dos demais itens da casa. Ao final do expediente, guarde suas coisas neste novo local, mantendo a organização do ambiente como se estivesse em coworking.
  • Passo 2: Entenda o que é organizar. Organização e bagunça não são termos opostos, pois a vida não é estática e sempre terá alguma desordem para ser resolvida. O segredo está no tipo de bagunça, que pode ser temporária ou definitiva. A primeira deve ser a mais recorrente, pois é facilmente solucionada seguindo um planejamento estratégico, que objetiva fazer com que o espaço funcione para cada pessoa. Por isso, é importante compreender “o que você possui, como você usa essas coisas e onde elas podem ser encontradas”. A organização é uma ferramenta e não o objetivo final.

“Organização não é apenas armazenar as coisas, mas sim conseguir e saber como utilizar o que você guarda. O sentido está em saber procurar e achar o que precisa na sua organização”.

Nalini Grinkraut, personal organizer certificada “Marie Kondo”
  • Passo 3: Encontre o seu principal objetivo. Qual seria o “destino” da sua organização? Reflita sobre o motivo pelo qual você acha importante ter um espaço organizado: deseja ter mais foco, aumentar a produtividade ou sentir-se menos estressada? Existem várias alternativas, portanto, dentro do seu propósito você pode incorporar itens como velas, óleos essenciais e iluminações estratégicas para sentir-se mais confortável. “Não é possível fazer uma mala sem saber para onde está indo, provavelmente será uma mala ineficiente para você – na organização é a mesma ideia”, reforça a especialista.
  • Passo 4: Organize por categoria. Encontrar seus itens será muito mais fácil se você conseguir colocá-los em categorias. Dessa forma, a probabilidade de se perder com o volume de objetos e tarefas será menor. 
  • Passo 5: Aprenda a escolher (menos é mais). Faça uma triagem dos itens que realmente precisa e assim reduza ao máximo as categorias. O excesso de opções pode paralisar, te deixando mais improdutiva, desanimada. Procure sempre filtrar coisas novas que naturalmente vão surgir e elimine o que não for necessário.
  • Passo 6: Crie um “endereço” para seus pertences. Setorize os objetos, nomeando os seus locais de armazenamento. Quando devolver algo que pegou, lembre-se do seu local de origem. Você pode etiquetar pastas, utilizar cores para projetos diferentes e gavetas específicas para cada cliente. A criatividade será sua melhor amiga nesse processo.
  • Passo 7: Mantenha os espaços vazios. No final do dia, sempre deixe um espaço vazio em seu local de trabalho. A bagunça é uma pendência não resolvida, por isso prepare o seu ambiente para alcançar os seus objetivos sem maiores distrações – situação comum principalmente quando bate um desânimo.

A forma como mantém o seu ambiente de trabalho demonstra o seu nível de constância e comprometimento, e quando ele não depende da sua força de vontade, se torna um impulsionador do seu objetivo. 

Curtiu nossas dicas?

Faça parte do Clube Sou AV e aprenda como iniciar seu negócio como Assistente Virtual e trabalhar home office. Construa uma carreira de sucesso trabalhando de casa com mais qualidade de vida.

Publicações Relacionadas

Comunicação não violenta nos negócios

Comunicação não violenta nos negócios

Assistentes virtuais podem se beneficiar de uma comunicação mais estratégica, melhorando o relacionamento com os clientes Uma boa comunicação é peça-chave para o sucesso de qualquer profissional. Quem atua como assistente virtual tem nessa ferramenta sua principal...

ler mais

2 Comentários

  1. Thais

    Adorei as dicas. Organização é tudo no home office. Evitar deixar por perto coisas que podem nos distrair é essencial. Beijos!

    Responder
    • Camile Just

      Que bom que gostou, Thais! Isso aí, foco no que importa!!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.