Home 9 Produtividade e Organização 9 Esgotamento emocional no trabalho remoto

Esgotamento emocional no trabalho remoto

Publicado em: 03/12/2020
Tags:
burnout no trabalho remoto

Descubra técnicas para organizar a rotina como assistente virtual evitando a síndrome de burnout.

O trabalho remoto ganhou popularidade em 2020 em decorrência da pandemia da covid-19, fazendo com que diversos profissionais precisassem reformular suas rotinas para um novo ambiente: suas próprias casas. 

Como assistente virtual, você provavelmente já estava acostumada com a ideia de trabalhar no sistema remoto, mas certamente pode ter sentido o peso de conciliar seus afazeres domésticos com vários projetos e clientes para manter as contas em dia.

E apesar de muitas pessoas sentirem que produtividade é sinônimo de sucesso, é importante saber identificar seus limites. Atualmente, diversos sintomas físicos e psicológicos passaram a se tornar mais frequentes como estresse, ansiedade, depressão, sendo que a síndrome de burnout pode estar vinculada a vários deles.

O que é a síndrome de burnout?

De acordo com uma matéria publicada no site do médico Drauzio Varella, referência na área de saúde no Brasil, a síndrome de burnout é classificada como: “um distúrbio psíquico”. 

Os principais sintomas são: mudanças de humor, irritabilidade, problemas para se concentrar, cansaço e insônia. Vale ressaltar que o diagnóstico deve ser realizado por um especialista, pois em muitos casos pode ser necessário o uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos para tratar a condição.

Como evitar o burnout?

Ser seu próprio chefe definitivamente tem seus prós e contras. As cobranças normalmente estão relacionadas à entrada de receita, prazos, entregas de projetos — e quando você não consegue atingir suas metas acaba se deparando com a sensação de frustração.

Este cenário pode se tornar comum, principalmente entre assistentes virtuais. Mas, felizmente existe uma solução. Com a devida organização e priorização de tarefas é possível equilibrar a rotina evitando o esgotamento físico e psicológico. 

Dessa forma, você evita distrações e aprende a reconhecer os sinais de que sua produtividade e motivação não estão normais. 

Algumas dicas podem te auxiliar nesse processo:

  • estabeleça limites com seus clientes (exemplo: períodos de trabalho, prazos de entrega, horários disponíveis para atendimento);
  • saiba quando dizer não;
  • reserve um momento para realizar atividades de autocuidado;
  • programe sua rotina;
  • evite a procrastinação.

…..

DESTRAVE SUA CARREIRA E COMECE UMA NOVA HISTÓRIA

Transforme a sua mentalidade, adquira habilidades emocionais e técnicas para criar seu próprio trabalho através da carreira de Assistente Virtual. Não fique refém do desemprego ou da CLT. Realize o sonho de trabalhar em casa.

Saiba como acessando aqui https://curso.comoserassistentevirtual.com.br/

Publicações Relacionadas

Atendimento ao cliente: o que é preciso saber?

Atendimento ao cliente: o que é preciso saber?

Serviço, que gera renda extra online, pode ser prestado de várias formas como secretária virtual. O sucesso de qualquer negócio depende de vários fatores, entre eles, o atendimento ao cliente é um dos que mais se destaca para o consumidor moderno, segundo diversas...

ler mais
Desenvolvimento pessoal: a base do seu sucesso profissional

Desenvolvimento pessoal: a base do seu sucesso profissional

Entenda a importância de investir no seu aprimoramento para garantir uma boa carreira como assistente virtual. O aprimoramento pessoal e profissional são essenciais para qualquer área de trabalho. Mas, eles acabam sendo imprescindíveis para quem deseja iniciar a...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.