10 ferramentas para trabalhar online como Assistente Virtual

Publicado em: 2/02/2021

Saiba como diminuir a distância do trabalho remoto e entregar um trabalho de qualidade.

O trabalho como assistente virtual ou secretária remota depende de muita organização, proatividade e dedicação. Para isso, quem trabalha nessa área precisa conhecer algumas ferramentas de organização de tempo, gestão de tarefas, compartilhamento de documentos, entre outros. Só assim é possível trabalhar pela internet com qualidade – sem perder prazos e documentos, por exemplo – o que ajuda na retenção de clientes. 

Como trabalhar de casa de uma forma organizada?

Para ter sucesso ao trabalhar pela internet é preciso saber como acessar os documentos online, fazer gestão de agenda à distância, se comunicar por meio de videochamadas, enfim, definir quais ferramentas online serão utilizadas como principais instrumentos de trabalho. 

Essa é a base do trabalho remoto, ou seja, para atender a clientes como assistente virtual ou secretária remota, você precisa conhecer as ferramentas que te conectam com seus clientes independente de onde estiver. 

Sabendo organizar suas tarefas e manter as informações dos clientes acessíveis e atualizadas, você ganha flexibilidade de horários, mais tempo para equilibrar vida pessoal e profissional, além, é claro, de ter todo o conforto do seu lar como escritório.

Se você não sabe nem por onde começar, não se preocupe, trouxemos uma lista que pode te ajudar muito.

Ferramentas online para começar a trabalhar de casa como Assistente Virtual

  1. Ferramentas para compartilhamento de documentos: é comum que como assistente virtual seja demandado o preenchimento de tabelas, construção ou revisão de documentos (atas, centralização de feedbacks de clientes, controle da contabilidade,…), organização de pastas, entre outros. Para fazer isso trabalhando online existem ferramentas como o Google Drive e o Box, que são gratuitas e permitem a criação e armazenamento de documentos compartilhados..
  1. Ferramentas de gestão de tarefas grátis: o Trello, Asana e ClickUp são exemplos de ferramentas que  permitem a criação de cards com todos os dados da tarefa a ser realizada e a organização deles de um modo que você consiga ver o que precisa ser feito, o que está em produção e o que foi realizado – fazendo, inclusive, um histórico para que possa consultar as tarefas depois. Além de ajudar na organização pessoal de quem trabalha online, a gestão dessas ferramentas pode, também, ser um tipo de serviço oferecido como assistente virtual.
  1. Ferramentas de gestão de agendas: além de usar para si, ter conhecimento dessas ferramentas possibilita a oferta de um serviço. A organização de agenda é um trabalho comum das secretárias remotas, para isso, o Google Calendar é uma ótima ferramenta. Ele pode ser sincronizado com muitas ferramentas de gestão, automatizando a anotação de prazos de entrega de tarefas ou de reuniões, por exemplo. 
  1. Ferramentas de comunicação:  para trabalhar online é crucial ter acesso a ferramentas que permitam uma conversa fluida para alinhamentos. Zoom, Google Meets e Microsoft Teams são alguns exemplos das plataformas mais utilizadas para reuniões. O WhatsApp Business também é útil para as assistentes virtuais por  permitir o gerenciamento de conversas comerciais, programação de respostas padrões e organização da entrada de demandas.

Use a tecnologia ao seu favor como Assistente Virtual

O trabalho remoto depende da tecnologia, por isso, dominar as principais ferramentas do mercado é um diferencial para quem quer atuar como assistente virtual. Se você está buscando autonomia profissional e não sabe por onde começar, conhecer essas ferramentas já é um primeiro passo

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