Home 9 Trabalhar em Casa 9 A digitalização de negócios e o papel (fundamental) da assistente virtual neste processo

A digitalização de negócios e o papel (fundamental) da assistente virtual neste processo

Publicado em: 10/12/2020
Tags:
Assistente Virtual e Digitalização dos negócios

Mais do que ter uma presença online, as empresas precisam desenvolver uma mentalidade digital.

Em um mundo cada vez mais conectado, principalmente após as mudanças de hábitos e comportamentos impulsionadas pela pandemia, não tem mais como as empresas ficarem longe do ambiente digital. É no meio online que os clientes estão — se não para comprar produtos e serviços, para pesquisar sobre eles. Portanto, é essencial que os negócios que ainda não passaram por um processo de digitalização, acelerem isso. Uma assistente virtual pode ajudar, e muito, nessa jornada. 

Mais do que ter uma conta nas redes sociais e um blog, para ser digital uma empresa precisa ter uma mentalidade que condiga com o ambiente. Apenas transpor as operações do offline para o online não fará, efetivamente, muita diferença. Nesse contexto, contar com profissionais que estão  conectados com a mentalidade digital é um primeiro passo importante. As assistentes virtuais já nasceram dentro dessa lógica e podem ajudar as empresas a entenderem a importância de características como flexibilidade, trabalho remoto, agilidade e interdisciplinaridade. 

Mentalidade digital vs digitalização

A digitalização de um negócio passa por trazer a empresa para o ambiente online, criando páginas e estratégias digitais para oferecer uma experiência conectada aos consumidores. Por outro lado, a digitalização prevê também que os processos internos do negócio sejam online, a fim de possibilitar a maior conectividade, facilidade e agilidade. 

Além de transpor sistemas e o relacionamento com o cliente para o online, para ser verdadeiramente digital, o negócio precisa desenvolver uma mentalidade que mais dinâmica, democrática e ágil, que é da natureza da própria internet. Para tal, algumas características são essenciais, como:

  • Flexibilidade: o digital não tem hora, lugar e verdade absoluta. Tudo muda o tempo todo. Para a empresa estar preparada para essa realidade, a flexibilidade precisa também estar presente no seu modo de operação, permitindo mudar os planos de acordo com os movimentos de mercado de forma ágil; contratar pessoas por suas habilidades de forma remota; estar preparado para mudanças e responder rápido a elas de forma estratégica. 
  • Interdisciplinaridade: a internet democratizou o acesso à informação, dessa forma,  ampliou muito o perfil do público dos negócios. Para entender os clientes e oferecer uma experiência positiva, portanto, é preciso que pessoas de diferentes áreas e com diferentes experiências ajudem na construção do produto/serviço. Só dessa forma a diversidade de opiniões será contemplada e a empresa conseguirá abranger o público de forma completa.
  • Cultura de testes: ser ágil é essencial em ambientes online, uma vez que tudo acontece e muda muito rápido. Para conseguir acompanhar a velocidade das transformações, no entanto, é preciso não ter medo de errar. A nova regra é “erre rápido”, ou seja, é preciso testar todas as possibilidades, analisar os dados sobre os resultados das ações e, se forem negativos, logo mudar para uma nova direção. O problema é ficar parado e não tentar coisas novas – o erro faz parte do caminho. 

Como uma assistente virtual ajuda a criar uma mentalidade digital nos negócios

O perfil das assistentes virtuais já traz muito das características de uma mentalidade digital: por natureza, essas profissionais são interdisciplinares e conseguem atender a diferentes demandas, tendo uma visão completa sobre determinada função; a flexibilidade faz parte do seu modo de trabalho, que prevê uma atuação remota e com horários diferenciados, se for preciso; além disso, comprometimento e agilidade permitem que as assistentes virtuais ajudem a operacionalizar testes e captar informações a fim do empresário entender se as estratégias estão no caminho certo. 

Outro ponto importante é a personalização: mesmo em um ambiente digital, as pessoas estão cansadas de receberem respostas padrões, falarem com robôs ou serem tratadas como uma grande massa. A assistente virtual pode ajudar os negócios a dar um tom mais pessoal para as suas estratégias digitais, prestando serviços como gestão de comentários e SAC, por exemplo. 

Tanto para empresários, quanto para as assistentes virtuais desenvolver uma mentalidade digital é essencial para se manter relevante no mundo de hoje. Saiba mais sobre como a era da digitalização mudou o formato de contratação e valorizou as habilidades e interdisciplinaridade frente à formação. 

…..

DESTRAVE SUA CARREIRA E COMECE UMA NOVA HISTÓRIA

Transforme a sua mentalidade, adquira habilidades emocionais e técnicas para criar seu próprio trabalho através da carreira de Assistente Virtual. Não fique refém do desemprego ou da CLT. Realize o sonho de trabalhar em casa.

Saiba como acessando aqui https://curso.comoserassistentevirtual.com.br/

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe para que outras pessoas conheçam mais sobre Assistência Virtual!

Publicações Relacionadas

Quem pode ser assistente virtual?

Quem pode ser assistente virtual?

Você está em busca de uma nova carreira, esbarrou com a assistência virtual, mas ainda não sabe se a profissão é pra você? A gente te explica neste post quem pode ser assistente virtual e, notícia boa: você vai descobrir que não precisa de muito pra começar! A...

ler mais
Assistência Virtual: O que é, como surgiu, quais as áreas e tendências de mercado?

Assistência Virtual: O que é, como surgiu, quais as áreas e tendências de mercado?

Assistente Virtual é o profissional liberal que trabalha de forma remota, seja de sua própria casa ou de qualquer outro lugar! Utilizando de suas habilidades e experiências, este profissional tem como benefício a flexibilidade de horários, bem como a tranquilidade de trabalhar com o que mais gosta. Saiba como surgiu, quais as áreas de atuação e como são contratados neste artigo!

ler mais

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 ferramentas para trabalhar online como Assistente Virtual - Como Ser Assistente Virtual - […] de agenda à distância, se comunicar por meio de videochamadas, enfim, definir quais ferramentas online serão utilizadas como principais…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.