Home 9 Geral 9 Esgotamento emocional no trabalho remoto

Esgotamento emocional no trabalho remoto

Publicado em: 03/12/2020
Categoria: Geral
Tags:
burnout no trabalho remoto

Descubra técnicas para organizar a rotina como assistente virtual evitando a síndrome de burnout

O trabalho remoto ganhou popularidade em 2020 em decorrência da pandemia da covid-19, fazendo com que diversos profissionais precisassem reformular suas rotinas para um novo ambiente: suas próprias casas. 

Como assistente virtual, você provavelmente já estava acostumada com a ideia de trabalhar no sistema remoto, mas certamente pode ter sentido o peso de conciliar seus afazeres domésticos com vários projetos e clientes para manter as contas em dia.

E apesar de muitas pessoas sentirem que produtividade é sinônimo de sucesso, é importante saber identificar seus limites. Atualmente, diversos sintomas físicos e psicológicos passaram a se tornar mais frequentes como estresse, ansiedade, depressão, sendo que a síndrome de burnout pode estar vinculada a vários deles.

O que é a síndrome de burnout?

De acordo com uma matéria publicada no site do médico Drauzio Varella, referência na área de saúde no Brasil, a síndrome de burnout é classificada como: “um distúrbio psíquico”. 

Os principais sintomas são: mudanças de humor, irritabilidade, problemas para se concentrar, cansaço e insônia. Vale ressaltar que o diagnóstico deve ser realizado por um especialista, pois em muitos casos pode ser necessário o uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos para tratar a condição.

Como evitar o burnout?

Ser seu próprio chefe definitivamente tem seus prós e contras. As cobranças normalmente estão relacionadas à entrada de receita, prazos, entregas de projetos — e quando você não consegue atingir suas metas acaba se deparando com a sensação de frustração.

Este cenário pode se tornar comum, principalmente entre assistentes virtuais. Mas, felizmente existe uma solução. Com a devida organização e priorização de tarefas é possível equilibrar a rotina evitando o esgotamento físico e psicológico. 

Dessa forma, você evita distrações e aprende a reconhecer os sinais de que sua produtividade e motivação não estão normais. 

Algumas dicas podem te auxiliar nesse processo:

  • estabeleça limites com seus clientes (exemplo: períodos de trabalho, prazos de entrega, horários disponíveis para atendimento);
  • saiba quando dizer não;
  • reserve um momento para realizar atividades de autocuidado;
  • programe sua rotina;
  • evite a procrastinação.

Sabe aquele momento cafezinho com colegas de trabalho que dão aquele alívio na correria do trabalho? No Clube Sou AV, além de se aprimorar profissionalmente, você participa de diversos eventos online, incluindo o encontro semanal para trocar ideias de forma descontraída e fazer novas amizades. Confira clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Como trabalhar de casa usando a internet

Como trabalhar de casa usando a internet

Ser freelancer é uma maneira de ter mais flexibilidade, autonomia e equilíbrio no trabalho Trabalhar de casa é o sonho de muita gente, isso porque possibilita mais flexibilidade de horários, maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, maior autonomia, mais...

ler mais
Como conquistar credibilidade como assistente virtual

Como conquistar credibilidade como assistente virtual

Estabelecer um vínculo de confiança com seus clientes é fundamental para manter o sucesso do seu negócio Iniciar seu próprio negócio como assistente virtual pode ser uma alternativa eficaz para controlar sua vida financeira e ter mais flexibilidade na rotina. E, para...

ler mais
7 serviços para quem está iniciando como AV

7 serviços para quem está iniciando como AV

Existem diversas opções para você iniciar sua carreira, confira as principais e aprenda a se destacar Mudar de carreira pode ser desafiador, mas com o devido planejamento é possível investir no seu sucesso e autonomia profissional, e de quebra tirar do papel o velho...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.