Onde encontro meus primeiros clientes?

Publicado em: 10/11/2020
Categoria: Como começar
Tags:
como conquistar o primeiro cliente

Conheça as opções que podem impulsionar a prospecção durante o começo da sua jornada como secretária remota

Se você está se preparando para atuar como assistente virtual tenha em mente que para realizar seu sonho da autonomia profissional será necessário paciência, principalmente no início da sua nova trajetória. 

Para tomar as rédeas da sua carreira é essencial conseguir seus primeiros clientes. Por isso, se você não sabe por onde começar confira o conteúdo abaixo. Vamos lá?

Identifique serviços e interesses

Defina a partir das suas experiências e habilidades quais serviços você poderá prestar. Após isso, liste dois ou três nichos que podem ter interesse pelo seu trabalho ou que você gostaria de atender. 

A dica de ouro é: coloque no papel seus hobbies e interesses pessoais, pois dessa forma será possível enxergar possíveis áreas de atuação e clientes. Em seguida, faça uma pesquisa para compreender o universo em que ele se situa, o que facilitará o contato na hora de conquistá-lo.

Passo a passo para atrair clientes

Já falamos por aqui como se planejar para conseguir clientes em número suficiente para você alcançar seu objetivo financeiro. O começo deve ser a delimitação de um nicho de atuação, dessa forma fica mais fácil de você procurar por potenciais clientes e provar sua experiência – afinal, fazer o controle de caixa de uma indústria e de um comércio de bairro é bem diferente, apesar de teoricamente ser o mesmo serviço.

Com o nicho definido, comece  a fazer relacionamento e networking para criar uma reputação no mercado que quer atuar e uma rede de contatos — os grupos no Facebook são ótimos lugares para isso. Após ter essa base do relacionamento construída, é hora de colocar a mão na massa, ou seja, fazer uma lista com o nome de possíveis clientes e construir uma interação positiva para, aos poucos, despertar o interesse pelo seus serviços. 

Outra opção é se conectar em plataformas de serviços remotos. As opções são variadas: freelancer.com, Workana, GetNinjas, Just Virtual (plataforma exclusiva para assistentes virtuais). Apesar de serem excelentes opções, a remuneração nem sempre irá condizer com suas expectativas. Apesar disso, no caso de assistentes virtuais inexperientes essas plataformas podem ser um bom canal para adquirir portfólio e aumentar sua confiança. 

Conheça o olhar da Ajauna Costa, sócia da Just Virtual Real, sobre o tema.

Importância do primeiro cliente

Se você está começando na área do secretariado virtual vale reforçar que o ideal é dar mais valor à experiência do que aos ganhos monetários. Utilize esse momento para prototipar: teste diferentes serviços, registre os resultados e colete os feedbacks. Dessa forma você poderá aprimorar suas habilidades e serviços. Algumas alternativas de prototipagens são:

  • teste gratuito dos serviços: estabeleça um período fixo de experimentação com o cliente e já deixe acordado que, pelo menos, a avaliação do serviço será a moeda de troca recebida no final do período. Se ambas as partes ficarem satisfeitas, você terá mais chances de fechar um negócio monetizado; 
  • atendimento a trabalhos voluntários (ONGs, institutos, associações): quantas operações rodam em atividades voluntárias que têm pouco ou nenhum orçamento para investir em pessoal? Oferecendo seus serviços para essas entidades, você estará adquirindo experiência e ainda fazendo a diferença por uma causa; 
  • permuta de serviços: todos nós somos consumidores de serviços como educação, saúde, bem-estar e até mesmo produtos. Negocie com seus prestadores e fornecedores se consegue ajudá-los com seu trabalho e proponha que o pagamento pode ser feito com o que normalmente você adquire deles. Se conseguir comprovar bons resultados, pode ser que se transforme numa contratação monetizada no futuro; 
  • parcerias com outras AVs profissionais: como todo empreendedor, as assistentes virtuais que já atuam há algum tempo no mercado se deparam com o momento que precisam delegar as tarefas. Quer melhor oportunidade do que aprender com quem já  está no mercado? Essa atuação pode ser feita de algumas formas: a assistente indica seus serviços para clientes dela ou faz a contratação diretamente apenas coordenando as atividades.

Independente da forma, tenha em mente que o primeiro cliente é muito valioso para seu início de carreira como assistente virtual. A partir dele, você conquista a experiência, a autoconfiança e outras indicações quando é realizado um excelente trabalho.  
Ainda ficou com dúvidas? Confira outros conteúdos disponíveis em nosso Blog.

Publicações Relacionadas

Esgotamento emocional no trabalho remoto

Esgotamento emocional no trabalho remoto

O trabalho remoto ganhou popularidade em 2020 em decorrência da pandemia da covid-19, fazendo com que diversos profissionais precisassem reformular suas rotinas para um novo ambiente: suas próprias casas. Descubra técnicas para organizar a rotina como assistente virtual evitando a síndrome de burnout.

ler mais
Como ser assistente virtual na área da gastronomia

Como ser assistente virtual na área da gastronomia

O universo da culinária pode proporcionar inúmeras experiências para quem atua como secretária virtual O ano de 2020 foi marcado pelas incertezas da pandemia do novo coronavírus. Diversos setores, como o dos profissionais da gastronomia, foram impactados pela...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.