Home 9 Trabalhar em Casa 9 Secretariado remoto: Como identificar suas habilidades para trabalhar online

Secretariado remoto: Como identificar suas habilidades para trabalhar online

Publicado em: 28/01/2021
Tags:
secretariado remoto como trabalhar online

Veja 5 passos para entender suas aptidões e torná-las sua fonte de renda

Ter independência financeira proporcionada por um trabalho que você realmente goste, possa equilibrar vida pessoal e profissional, tenha flexibilidade de horários e possa trabalhar de casa parece um sonho, não é mesmo? Como secretária remota ou assistente virtual você consegue alcançar todos esses benefícios, mas para começar é preciso saber que tipo de serviço você vai oferecer e para isso, é preciso conhecer bem quais são suas habilidades.

Muitas pessoas já travam nesse começo, pois não conhecem suas habilidades. Na vida não somos estimulados a olhar quais tarefas executamos bem e sentimos prazer em realizar. Na busca por uma profissão tradicional, é comum que as pessoas deixem de lado suas habilidades naturais para se desenvolver em atividades indicadas pela família, amigos ou que  aprenderam ser  melhores para ter mais segurança financeira. 

Acontece que hoje existem muitas alternativas de trabalho e você pode, sim, usar suas aptidões naturais para se desenvolver como secretária remota ou assistente virtual e ainda ter tantos benefícios quanto às profissões tradicionais. 

O que são habilidades?

O primeiro passo é saber o que de fato pode ser uma habilidade. Tudo que você faz com certa naturalidade, se interessa por aprender mais, é elogiado por fazer bem ou que se destaca pode ser uma aptidão natural. 

Por exemplo, se você sempre teve muita facilidade em escrever, na escola tirava boas notas em redação e se interessa em sempre aprimorar sua escrita, essa aptidão pode ser um diferencial e, inclusive, sua fonte de renda. 

É claro que se você sempre se interessou por culinária, gosta de cozinhar e as pessoas elogiam seus pratos, não necessariamente seu destino está traçado como chefe de cozinha. A habilidade é uma base para olhar em que campo trabalhar, afinal, é muito mais fácil se desenvolver e crescer em um setor que já tenha proximidade com suas habilidades e gostos pessoais. 

Seguindo o exemplo da pessoa que tem habilidades culinárias, se somadas a ela, o profissional ainda é apaixonado por números e tem experiência em setores administrativos, é possível, por exemplo, atuar como assistente virtual para restaurantes. Assim, a habilidade natural se soma à adquirida em um trabalho que trará prazer e rendimentos.

5 passos para descobrir quais são suas habilidades e trabalhar como secretária remota

Mas não é todo mundo que tem claro como usar suas habilidades para trabalhar como secretária remota ou assistente virtual, por isso, separamos 5 dicas para você descobrir as suas:

  1. Se pergunte o que gosta de fazer: dificilmente as pessoas elencam como atividades que gostam, as coisas que não sabem fazer. Por isso, olhar para atividades que faz em seu tempo livre ou que sente prazer em executar é o primeiro passo para entender em que campo se situa sua habilidade. Faça uma lista e não despreze nenhuma tarefa: se gosta de cuidar de crianças, coloque na lista; se gosta de fazer artesanato, coloque na lista; se organizar as coisas te deixa feliz, anote também. 
  2. Ouça os outros: às vezes nós não enxergamos nossas habilidades, mas as outras pessoas sim. É claro que dificilmente alguém chegará para você e falará  “você é muito bom nisso ou naquilo”, por isso, preste atenção nos elogios. Quando organiza as festas de aniversário do seu filho costuma ouvir muitos elogios? Anote na lista; as pessoas te elogiam pelas roupas que veste? Acredite, pode anotar na lista. Você recebe elogios pelo jeito que trata os outros? Anote como uma habilidade. 
  3. Saiba quais são seus pontos fortes: agora você já tem uma lista grande de possíveis habilidades. Para começar a lapidá-las, entenda quais dessas aptidões você mais gosta, quais sente que sabe muito sobre o assunto e quais se imagina fazendo sem cansar. 
  4. Não ligue para opiniões: como falamos, muitas pessoas esperam que você tenha um emprego tradicional, afinal, cresceram ouvindo que isso era “o certo” para fazer. Quando você chega dizendo que vai ser secretária remota para ajudar a organizar festas infantis, por exemplo, pode ser que receba muitas críticas, pois as pessoas não conhecem a potencialidade de se atuar com o que gosta e em uma função relativamente nova no mercado. O que nos leva ao nosso último item.
  5. Acredite em você mesmo: se depois de fazer a lista, lapidá-la e enxergar uma forma de usar sua habilidade como fonte de renda você ainda está inseguro por entrar em uma profissão nova pela opinião das pessoas, deixe a insegurança de lado. Uma vez identificada sua habilidade, se desenvolva nela e entre em contato com pessoas que atuam com essa aptidão. Assim, você vai começar a enxergar formas de usar sua habilidade como uma fonte de renda.

Seja assistente virtual ou secretária remota e trabalhe de casa com o que gosta

Como a assistente virtual ou secretária remota trabalham atendendo a clientes dos mais diversos segmentos, como restaurantes, profissionais da saúde, contadores, e-commerces, entre vários outros; o leque de atividades também é grande, podendo trabalhar na organização de agendas, contato com os clientes, gestão de fornecedores, processos contábeis, entre outros. 

A assistência virtual engloba muitas tarefas e setores, por isso, independente da habilidade identificada, provavelmente achará uma forma de aplicá-la nessa profissão.

Agora que você já sabe como identificar suas aptidões, saiba quais são as habilidades comportamentais fundamentais para trabalhar como assistente virtual.

Precisa de ajuda para identificar suas habilidades e saber como trabalhar como assistente virtual?

No Clube Sou AV você terá todo suporte que precisa! Conheça agora nossa trilha de estudos para se tornar uma secretária remoto diferenciada no mercado. Acesse a página das aulas do Clube Sou AV e faça parte da maior escola de assistentes virtuais do Brasil.

Publicações Relacionadas

Comunicação não violenta nos negócios

Comunicação não violenta nos negócios

Assistentes virtuais podem se beneficiar de uma comunicação mais estratégica, melhorando o relacionamento com os clientes Uma boa comunicação é peça-chave para o sucesso de qualquer profissional. Quem atua como assistente virtual tem nessa ferramenta sua principal...

ler mais

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como trabalhar de assistente virtual sem experiência - Como Ser Assistente Virtual - […] numa habilidade e transforme em serviço:  como falamos, para ser secretária remota é preciso encontrar uma habilidade natural sua…
  2. Transição de carreira: como se planejar para ser assistente virtual - Como Ser Assistente Virtual - […] você está buscando iniciar em uma nova área. Mas, antes de se preocupar em como conseguir seus primeiros clientes…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.